Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Conselho Pontifício da Cultura renova página na internet

O Conselho Pontifício da Cultura, que este ano assinala o seu 30.º aniversário, renovou recentemente a sua presença na internet, oferecendo um site que multiplica em quantidade e qualidade visual os conteúdos oferecidos pela antiga versão.

Ao lado de uma imagem que domina a página de entrada encontram-se as notícias referentes à atualidade do dicastério presidido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi.

A página destaca um excerto do discurso proferido em 2010 pelo papa Bento XVI à assembleia plenária do Conselho, ao lado de um espaço sobre o presidente da instituição, que também dirige as comissões pontifícias para os Bens Culturais da Igreja e de Arqueologia Sacra.

Os artigos, recensões e bibliografia do cardeal especialista em estudos bíblicos podem igualmente ser consultados nesta área, que inclui ligações para dois blogues onde Gianfranco Ravasi partilha as suas reflexões.

Em “Parola e Parole”, no diário “Il Sole 24ore”, o prelado publica textos de caráter geral referentes à Igreja e ao mundo, enquanto que na revista “Famiglia Cristiana” publica artigos de aprofundamento de temas bíblicos.

Imagem

As mensagens até 140 carateres que Gianfranco Ravasi redige na rede social Twitter também são lançadas na entrada do site, cujos textos, por agora, são escritos maioritariamente em italiano.

A secção inferior da página oferece um vídeo sobre os 30 anos do Conselho Pontifício da Cultura, ao lado de ligações para artigos sobre cinema, juventude, música, arte, comunicação, livros, desporto, concursos, blogues e media.

O topo do site, dominado pelo azul, é a porta de entrada para a apresentação dos objetivos e da orgânica do dicastério, com a indicação dos nomes do secretário e sub-secretário.

O Conselho é também composto por personalidades da Igreja e do mundo da Cultura, como o compositor Arvo Pärt, nomeados pelo papa por um período de cinco anos.

Imagem

A presença portuguesa compreende o bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho, e o padre Tolentino Mendonça, que integra o grupo dos consultores.

O novo endereço disponibiliza um arquivo composto pelo elenco de encontros, documentos e publicações editadas ou apoiadas pelo dicastério.

Os departamentos “Arte e Fé”, “Cultura no Mundo”, “Ateísmo / Átrio dos Gentios”, “Comunicação e Linguagens”, “Ciência e Fé”, “Ciências Humanas”, “Organismos Internacionais de Cultura” e “Cultura e Desporto”, que integram a estrutura do Conselho, estão também presentes no site, com a explicação dos seus objetivos.

Imagem

O topo da página inclui igualmente a indicação dos principais marcos da história do organismo, incluindo a nomeação de D. Carlos Azevedo e a indicação do próximo evento, uma conferência de imprensa para apresentação do projeto “Um desporto para o Homem aberto ao absoluto”, que decorre este quinta-feira, 14 de junho.

Os conteúdos da página compreendem a informação sobre as atividades patrocinadas, a apresentação da biblioteca, os objetivos da revista “Cultura e Fé”, com a disponibilização dos seus conteúdos desde 1998 até 2008, e a informação sobre os mais de 1400 centros culturais católicos acreditados pelo Conselho.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.