Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Cosmopolis

Em 2000 Eric M. Parker é um bilionário de 28 anos que personifica o paradigma do nosso tempo: o poder construído sobre o domínio da informação, a gestão da informação gerida ao nanossegundo, a integridade física e emocional obsessivamente protegida por uma redoma que o mantém intocável.

Na vertigem do domínio sobre os mercados, pessoas e todas as coisas, para as quais criou uma noção de equilíbrio, Parker reconhece no entanto o desejo do intangível e a existência de algo que falhou na ambicionada perfeição, que o leva agora a procurar, mais que uma explicação, um sentido. O tempo escapa-se-lhe e a exposição é inevitável.

Eis o filme de David Cronenberg, adaptação do romance de Don DeLillo, de 2003. Uma obra inteligente sobre o mundo contemporâneo oferecida agora a um público vasto e diverso que não a receberá, nove anos passados, com o mesmo impacto e surpresa.

Foto

Desafio maior o do realizador, compensado parcialmente pela possibilidade de chegar a quem tivesse ignorado o romance, mas obrigando por outro a situá-lo numa época em que parte do que se discute é mais uma constatação do que um olhar visionário. Alterações vividas para muitos na primeira pessoa e um paradigma processado pela mesma informação voraz que é tema do filme: imprensa, comentadores, pensadores ou simples cibernautas. E no entanto, ainda por refletir na profundidade merecida.

“Cosmopolis”, versão cinematográfica, é uma criação simultaneamente lírica e sombria, assente no contraste entre o isolamento virtual do indivíduo e a velocidade do mundo, o devir, que crê poder controlar; entre a ambição do perfeito equilíbrio universal e a diversidade, implícita nessa mesma universalidade, que a todo o momento o desafia. 

Foto

É do contraste e do desencontro que nenhuma precisão humana suprime que resulta o inefável desejo do intangível. Um caminho a percorrer com Cronenberg em que, sem hipótese de regresso à página anterior, se arrisca perder o espectador. Pois na forma como no conteúdo a gestão do tempo cinematográfico, entre a densidade de ideias e diálogos, pede equilíbrio preciso.

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
© SNPC | 29.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.