Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Crentes e não crentes leem salmos da Bíblia na praça pública

Imagem

Crentes e não crentes leem salmos da Bíblia na praça pública

A praça Dante, no centro da cidade italiana de Bérgamo, recebe esta sexta-feira, a partir das 13h22, hora em que se inicia o “Shabbat”, o sábado hebraico, uma sessão ininterrupta de leitura de todos os salmos da Bíblia.

O evento é promovido no âmbito da iniciativa “Muitas fés sob o mesmo céu”, organizada pela plataforma das Associações Cristãs dos Trabalhadores Italianos da região de Bérgamo, revela a agência Sir.

Personalidades da cidade e da região, comunidades religiosas, padres e cidadãos singulares, italianos e estrangeiros, jovens e idosos, crentes e não crentes, passarão pela tenda propositadamente preparada para a ocasião.

O primeiro salmo vai ser lido em hebraico pelo diretor do Gabinete Ecuménico da diocese, sendo depois relido pelo bispo de Bérgamo, D. Francesco Beschi.

Seguem-se numerosos cidadãos que na última semana pediram para participar na leitura, que se prolonga pela madrugada até às 11h00 de sábado com o Salmo 150, lido pelo presidente do município de Bérgamo.

Os 150 textos do Saltério são «expressão, na sua diversidade de forma e conteúdo, de toda a possível condição humana», sublinha a nota de apresentação da iniciativa.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 25.11.2014 | Atualizado em 26.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos