Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: Cristãos pensadores do social

Imagem Capa | D.R.

Leitura: Cristãos pensadores do social

"Cristãos pensadores do social", um dos títulos mais recentes da Editorial Cáritas, centra-se em cinco importantes personalidades cristãs do séc. XX: Jacques Maritain, Emmanuel Mounier, Gaston Fessard, Teilhard de Chardin e Henry de Lubac.

«Não se trata do pensamento ou da doutrina oficial das Igrejas. Trata-se do pensamento livre, umas vezes em harmonia com as posições oficiais, outras também à distância e, de vez em quando, contestatário. O pensamento, disse eu, não a doutrina», explica o autor, Jean-Yves Calvez na apresentação.

O volume não pretende «recolher tudo o que certos cristãos puderam dizer ou pensar numa pesquisa económica ou política», mas «o que se encontra numa relação direta com a sua fé», assinalava o sacerdote jesuíta (1927-2010), que assina a obra.

No prefácio à edição portuguesa, o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica salienta que «este estudo não pretende apresentar-nos o que era (ou seria) o pensamento "oficial" da Igreja da época».

«Bem pelo contrário, Jean-Yves Calvez pretende abrir portas e rasgar horizontes que permitam um diálogo mais abrangente, um diálogo que se alargue para além daquilo que era o "campo" do pensamento cristão, já que é nesse diálogo que começam a delinear-se as grandes linhas do Concílio Vaticano II», escreve o padre João Duarte Lourenço.

O docente considera que «ler esta obra é tomar consciência de uma realidade que sempre deve presidir à ação e à atividade dos crentes no mundo: a sua missão não se esgota no viver a doutrina que é proposta; cabe-lhes também abrir horizontes que vão para além da doutrina, uma vez que o pensamento cristão nem sempre se confina ao tempo e às marcas de uma época».

O «mérito» do livro é o de «enriquecer os leitores, mormente todos aqueles que se interessam e se sentem envolvidos, no exercício da sua identidade cristã, pelas causas da justiça e da harmonia entre os homens», sublinha João Duarte Lourenço.

A Universidade Católica e a Cáritas Portuguesa são parceiras no curso de ensino à distância "Pensamento social cristão. Memória e projeto", que se realiza de outubro a julho de 2015, e cujas inscrições encerram no próximo dia 15.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.10.2014 | Atualizado em 26.04.2023

 

Título: Cristãos pensadores do social
Autor: Jean-Yves Calvez
Editora: Cáritas
Ano: 2014
Preço: 16,50 €

Curso "Pensamento social cristão. Memória e projeto"

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos