Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Carta pastoral

Cristãos podem contribuir para mudar a cultura, diz bispo de Santarém, que pede «diálogo» e «acolhimento aberto a todos»

O bispo de Santarém considera que a «experiência pessoal» e a «vivência comunitária da fé» podem ajudar os cristãos a inspirar, no atual «ambiente cultural marcado pela incredulidade», uma «forma de pensar e viver justa, verdadeira e bela».

«Com a onda de ateísmo do século XX herdámos a cultura do individualismo, da superficialidade, do imediatismo. A crise de fé traduziu-se numa crise moral, social e agora também económica e financeira. Mas a realidade muda e todos nós podemos contribuir para a sua renovação», frisa D. Manuel Pelino.

Na carta pastoral para 2013/14, intitulada "Cuidar da fé, cuidar do homem", o prelado determina que uma das prioridades da diocese deve ser «cuidar da educação da fé em relação com a vida e com a cultura, guiando na experiência pessoal de fé e na integração na comunidade».

Entre as linhas pastorais para o próximo ano inclui-se também a sensibilização dos fiéis «para a presença ativa nas iniciativas e associações ligadas com a atividade social e cultural».

D. Manuel Pelino salienta igualmente que «os frutos» revelam «a qualidade do cristianismo e dão credibilidade ao anúncio do evangelho».

«Notamos como à nossa volta cresce a indiferença e a desconfiança em relação aos outros, vistos por vezes como concorrentes. Aquele que crê em Deus Pai deve olhar o outro com fraternidade e simpatia. Uma fraternidade traduzida no diálogo, no acolhimento aberto a todos, na aproximação dos que necessitam de ajuda.

O documento anuncia que o "lava-pés", gesto que Jesus fez aos seus discípulos para assinalar a primazia do serviço e da humildade, vai ser o «ícone bíblico» que acompanhará o próximo ano pastoral, dado que, a par da Eucaristia, caracteriza «a vida dos crentes por todas as gerações».

Para D. Manuel Pelino, a «indiferença» em relação a Deus «gera a indiferença para com o próximo, e o outro corre o risco de ser visto como um estranho que incomoda», ao mesmo tempo que se esquece «a transcendência e santidade da vida humana», bem como «a sua dignidade única e irrepetível».

Sem referências a Deus, frisa, «a verdade e a ética tornam-se dependentes das estatísticas e das ondas de opinião», e «perde-se a chave de interpretação do mistério» do ser humano.

O prelado observa ainda que «educar é orientar no “caminho estreito” da renúncia a si mesmo, para alcançar a verdadeira liberdade e dignidade sempre associadas ao serviço e à participação na comunidade».

«Por vezes os pais, encarregados de educação e educadores da fé, para evitar e incómodos e poupar os mais novos a sacrifícios, deixam seguir o “caminho largo” da facilidade, dos caprichos de momento, do relativismo e do egoísmo. Mas o caminho largo gera insegurança e perde-se em muitas veredas», alerta.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemJesus lava os pés aos discípulos
Duccio (det.)

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página