Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Portugal

D. Manuel Clemente é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

D. Manuel Clemente, até agora vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), vai ocupar a presidência deste organismo, sucedendo no cargo a D. José Policarpo.

A eleição foi realizada esta quarta-feira, em Fátima, onde os bispos estiveram reunidos em assembleia plenária extraordinária para decidir o sucessor de D. José Policarpo, que também já tinha dado o lugar a D. Manuel Clemente enquanto patriarca de Lisboa.

O prelado preside à Conferência Episcopal até às próximas eleições, previstas para o fim de abril de 2014.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, membro do Conselho Permanente do episcopado no triénio de 2011 a 2014, foi eleito vice-presidente.

D. António Couto, bispo de Lamego, foi eleito o novo vogal do Conselho Permanente da CEP, completando o número de sete membros deste organismo.

A assembleia aprovou, «por unanimidade», um «voto de congratulação pelo serviço prestado à CEP por D. José da Cruz Policarpo», que presidiu à Conferência Episcopal em três mandatos.

«Somos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, os Bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal, na fidelidade a Cristo e ao serviço de todos».

Foto

A Conferência Episcopal Portuguesa é o agrupamento dos bispos das dioceses de Portugal que, em comunhão com o papa e sob a sua autoridade, exercem conjuntamente funções pastorais em favor dos fiéis do seu território.

Ser um espaço privilegiado de encontro, diálogo e cooperação colegial entre os bispos, pronunciar-se sobre os problemas da Sociedade e da Igreja com repercussão pastoral em Portugal, fomentar a cooperação entre as dioceses e destas com os serviços da CEP, intervir legislativamente e promover a relação com outras conferências episcopais constituem as finalidades deste organismo.

A assembleia plenária, órgão supremo por que se exprime colegialmente a Conferência Episcopal, tem uma presidência composta pelo presidente e vice-presidente, eleitos entre os bispos diocesanos, além do secretário.

O presidente e vice-presidente cessarão o seu ofício no dia em que for publicada a aceitação da sua renúncia pelo papa, mesmo que falte algum tempo para terminar o mandato, o que aconteceu com D. José Policarpo, que deixou de ser patriarca de Lisboa, ainda que o seu cargo presidencial na CEP apenas terminasse em 2014.

Foto

De acordo com os estatutos, compete ao presidente da CEP cuidar das relações deste organismo com a Sé Apostólica e outras conferências episcopais e organismos, assegurar o relacionamento com as autoridades e instituições civis, além de velar pelo cumprimento das obrigações e pelo exercício dos poderes.

Cabe-lhe igualmente convocar e presidir à assembleia plenária e ao Conselho Permanente, aprovar as respetivas agendas, orientar os seus trabalhos e assegurar o cumprimento das deliberações, resolver com o secretário os assuntos correntes da CEP, dando conta dos mais importantes ao Conselho Permanente ou à assembleia plenária, bem como dar a sua concordância aos pronunciamentos públicos das Comissões Episcopais ou serviços equivalentes.

 

Biografia de D. Manuel Clemente

Nascimento: 16.7.1948 (64 anos)
Local de nascimento: Freguesia de S. Pedro e S. Tiago, concelho de Torres Vedras
Ordenação presbiteral: 29.6.1979 (ordenado com 30 anos, padre há 33)
Nomeação episcopal: 6.11.1999, para auxiliar do Patriarcado de Lisboa
Ordenação episcopal: 22.1.2000 (ordenado com 51 anos, bispo há 13)
Nomeação para bispo do Porto: 22.2.2007
Tomada de posse de bispo do Porto: 24.3.2007

Formação e funções académicas
Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa
Ingressou no Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais) em 1973
Licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa em 1979.
Doutorou-se em Teologia Histórica em 1992, com a tese intitulada "Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A 'Sociedade Católica' (1843-1853)"
Leciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1975

Funções e cargos eclesiais
Coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa: 1980
Membro da Equipa Formadora do Seminário Maior dos Olivais: 1980 a 1989
Vice-Reitor do Seminário Maior dos Olivais: 1989 a 1997
Reitor do Seminário Maior dos Olivais: 1997
Membro do Cabido da Sé Patriarcal: 1989
Diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa: 2001-2007
Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais: 2005 a 2011
Vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa: 2011
Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais: 2011
Colabora habitualmente nos programas "Ecclesia" (RTP2), e o "Dia do Senhor" (Renascença)

Prémios e distinções
Grã-Cruz da Ordem de Cristo
Prémio Pessoa 2009
Medalhas dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Marco de Canaveses, Valongo e Gondomar
Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Lusófona

 

Rui Jorge Martins
Fotografias: SNPC
© SNPC | 19.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. Manuel Clemente

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página