Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

D. Manuel Clemente fala sobre Sínodo de Lisboa poucos dias após ser apontado para cardeal

Imagem Encontros de Santa Isabel (póster) (det.) | D.R.

D. Manuel Clemente fala sobre Sínodo de Lisboa poucos dias após ser apontado para cardeal

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que o papa Francisco anunciou hoje que vai criar cardeal a 14 de fevereiro, é um dos conferencistas que participa no ciclo de debates “Um sínodo diocesano para não ‘deixar as coisas como estão’”.

A iniciativa, que começa esta segunda-feira, integra-se nos “Encontros de Santa Isabel”, realizados tradicionalmente em janeiro pela paróquia homónima do patriarcado de Lisboa, que se encontra em processo sinodal.

A primeira sessão, intitulada “Notícia de outros sínodos diocesanos”, prevê as intervenções de Maria Cortez de Lobão (Beja) e Luís Miguel Ferraz (Leiria-Fátima), com moderação de Diogo Assunção.

“Que sonho missionário?” é o questionamento a que vai procurar responder D. Manuel Clemente a 12 de janeiro, com moderação de Sofia Câmara.

José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, debate no dia 19 o tema “O sínodo diocesano: interpelações às comunidades cristãs locais”, moderado por Leonor Cardoso.

O ciclo termina a 26 de janeiro com “A sinodalidade das comunidades primitivas”, conferência proferida pelo padre Isidro Lamelas, docente da Faculdade de Teologia e especialista na vida e obra dos primeiros autores cristãos, com moderação de Joana Barreto.

O tema da iniciativa inspira-se no n.º 25 da exortação apostólica “O Evangelho da alegria”, em que o papa Francisco apela à conversão dos métodos de testemunho e transmissão da fé.

«Espero que todas as comunidades se esforcem por actuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Constituamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as regiões da Terra», aponta Francisco.

Os debates realizam-se sempre às 21h30 no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (R. Saraiva de Carvalho, 41).

“Sínodo”, palavra de origem grega que significa “assembleia”, é uma reunião que trata de assuntos importantes para a Igreja.

Além do sínodo dos bispos (como o que decorreu em 2014 no Vaticano, sobre a família, e que voltará a reunir-se em outubro), o ordenamento jurídico da Igreja inclui o sínodo diocesano, órgão de carácter consultivo convocado pelo bispo.

O tema do sínodo diocesano de Lisboa é “O sonho missionário de chegar a todos”, extraído igualmente da exortação “A alegria do Evangelho”.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.01.2015

 

 
Imagem Encontros de Santa Isabel (póster) (det.) | D.R.
«Espero que todas as comunidades se esforcem por actuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Constituamo-nos em «estado permanente de missão»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos