Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Dar sem medo

Se todos estamos prontos para a «verticalidade», até para a superioridade, precisamos de baixar o nosso orgulho, de minorar a nossa visibilidade (já que dar não precisa de espectadores), no sentido de nos reduzirmos ao anonimato. Quem recebe bens materiais (a não ser que queira explicitamente) não precisa de saber quem deu. Só tem necessidade de usufruir da dádiva.

Por isso, se pensarmos que, um dia, de alguma forma, podemos ter de vir a receber de alguém, o melhor é passarmos a dar como gostaríamos de receber, ou seja, como gostaríamos que nos viessem a dar.

Na atualidade, por mais que se fale de altruísmo, de voluntariado, de humanização das relações, cada vez se «contabiliza» com maior veemência o que se dá. Estes são conceitos cada vez mais teóricos, cada vez mais desenvolvidos no plano da descodificação dos seus sentidos, mas cada vez menos vividos com tranquilidade e desejo de ser.

As pessoas dão para que vejam que deram.

As pessoas dão, frequentemente, do que já não lhes faz falta.

As pessoas dão, com regularidade, daquilo que não presta.

O que não presta para nós, não presta, decerto, para ninguém. Por isso, a dádiva tem de ser incondicional, tem de ser uma partilha genuína. Tem de ser uma atitude de continuidade, adotada por cada um como uma forma de estar na vida. Não damos tudo, mas damos do que é bom, do que é útil, do que faz bem, ainda que nos possa vir a fazer falta. Damos sem medo. Damos sem esperar nada em troca, sabendo, contudo, que quanto mais dermos, mais viremos a receber.

E este dar não é apenas material. É também dedicação, tempo, interesse, disponibilidade ... Pode ser tudo, desde que o avaliemos e sintamos como verdadeiramente relevante e útil.

 

Margarida Cordo
In Minutos de reflexão, ed. Paulinas
27.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem© Top Photo Corporation/Corbis

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página