Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leituras

Dia a dia com Maria e com o papa Francisco

Proporcionar instantes de reflexão que alimentem a meditação espiritual cristã e sintonizem mente e coração em Deus, entre as tarefas quotidianas, é um dos objetivos dos livros "Dia a dia com Maria" e "Dia a dia com papa Francisco", recentemente lançados pela Paulus Editora.

Organizadas por Cipriano Caneva e Paulo Paiva, respetivamente, as obras com meditações para cada dia do ano contêm, no primeiro caso, pensamentos sobre Maria e preces a ela dirigidas, e, no outro volume, intervenções do papa Bergoglio.

«Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de o procurar dia a dia sem cessar», afirmou o papa Francisco; estes livros assumem-se como um meio para chegar àquele objetivo.

Apresentamos algumas meditações oferecidas nestas edições, que ampliam as alternativas para a oração pessoal oferecidas, por exemplo, pela Bíblia e Liturgia das Horas.

 

Dia a dia com Maria

«Na esperança do Céu, Maria, minha querida Mãe, eu me afundo extasiada nos abismos do amor que descubro no vosso coração.» (Teresa de Lisieux)

«Nenhuma mulher pôde jamais ter o seu Deus tão perto de si como Maria, um Deus Menino que se pode trazer nos braços e cobrir de beijos, um Deus vivo que sorri e respira, um Deus que se pode tocar e que ri.» (Jean-Paul Sartre)

«Se seguires Maria, não te perderás no caminho. Se te recomendares a ela, não desesperarás. Se ela te amparar, não cairás. Se te proteger, não temerás perdê-la. Se ela te guiar, salvar-te-ás sem fadiga. Se te defender, certamente chegarás ao reino.» (S. Bernardo)

«Seja bendita aquela que foi maior que o Céu, mais forte que a Terra e mais ampla que o universo. Ela somente pôde trazer em si aquele Deus que o mundo inteiro não pode conter, aquele que rege o universo; gerou o seu Criador; alimentou aquele que alimenta todos os viventes.» (S. Pedro Crisólogo)

«Maria, esperança e refúgio dos cristãos, baluarte inexpugnável e bastião da salvação: dissipa as arremetidas dos nossos inimigos, transforma em alegria os sofrimentos do teu povo, intercede pela paz do mundo, porque tu és, ó Mãe de Deus, a nossa esperança.» (Oração bizantina)

«É um sinal de vida realmente cristã deixar crescer e amadurecer no nosso coração, lenta mas eficazmente, na humildade e na fidelidade, um amor pessoal para com Nossa Senhora.» (Karl Rahner)

«Nós vos suplicamos, Senhor, nossa esperança, nós que andamos fustigados no meio das tempestades. Vós, estrela do mar, iluminai-nos, dirigi-nos para o porto, assisti-nos no desembarque com a proteção da vossa presença.» (Santo António de Pádua)

«Como poderemos viver o nosso Batismo sem contemplarmos Maria, a bendita entre as mulheres, tão acolhedora do dom de Deus? Cristo deu-no-la por Mãe. Fê-la Mãe da Igreja. Cada um de nós confia-lhe a sua oração e consagra-se a ela para melhor se consagrar ao Senhor.» (S. João Paulo II)

«Ó Maria! O vosso nome está nos meus lábios desde a minha infância. A vós eu saúdo pela manhã e à noite. Eu vos invoco pelos caminhos, para dar glória a Deus e conseguir a salvação eterna.» (S. João XXIII)

«Sobre a cruz o Filho introduziu a sua Mãe na Igreja dos Apóstolos; desde então, é este o seu lugar. A Igreja, quanto mais Igreja for, mais é imaculada, cristiforme e mariana.» (Hans Urs von Balthasar)

«De vós, Maria, toda a Igreja, na sua incomparável variedade de vida e de obras, recebe a mais perfeita forma de imitação de Cristo.» (Paulo VI)

«Como chamar-vos, ó cheia de graça? Chamar-vos-emos céu, porque refletis o sol da justiça. Paraíso, porque em vós floresceu a flor da imortalidade. Virgem, porque permanecestes imaculada. Mãe pura, porque trouxestes o Filho de Deus.» (Liturgia das Horas da Igreja Grega)

«Peçamos a Maria, nossa Mãe, que ande sempre ao nosso lado. Se Maria ficar perto de nós, poderemos conservar sempre Jesus nos nossos corações, de modo que nos será possível amá-lo e servi-lo nos pobres mais pobres.» (Beata Teresa de Calcutá)

«Se algo há que revela a grandeza de Nossa Senhora, é a exclamação de Isabel: "Feliz de ti que acreditaste." Maria acreditou e alimentou sempre esta fé com novas atitudes, tornando-a mais forte e mais tenaz.»  (Romano Guardini)

«É meio-dia. Vejo a igreja aberta. Tenho de entrar. Mãe de Jesus, hoje não vos venho pedir nada. Nada tenho para oferecer nem para pedir. Venho somente para vos poder ver. Olhar-vos, chorar de felicidade por saber que sou vosso filho e que vós sois minha Mãe.» (Paul Claudel)

 

Dia a dia com papa Francisco

«Os grandes guias do Povo de Deus, como Moisés, sempre deixaram espaço para a dúvida. Devemos deixar espaço ao Senhor, não às nossas certezas. É necessário ser humilde. A incerteza existe em cada discernimento verdadeiro que se abre à confirmação da consolação espiritual.»

«Jesus não tem uma casa porque a sua casa é o povo, somos nós, a sua missão consiste em abrir as portas de Deus para todos, em ser a presença de amor de Deus.»

«Nós devemos ver claramente na nossa vida que a entrada na glória de Deus exige a fidelidade diária à sua vontade, mesmo quando requer sacrifício e às vezes exige que mudemos os nossos programas.»

«A nossa fé tem necessidade da ajuda dos outros, especialmente nos momentos difíceis. Se estivermos unidos, a nossa fé fortalecer-se-á. Como é bom aparar-nos uns aos outros na maravilhosa aventura da fé!»

«Esta é uma oração que devemos recitar todos os dias: "Espírito Santo, fazei com que o meu coração permaneça aberto à Palavra de Deus, que o meu coração esteja aberto ao bem, que o meu coração se abra à beleza de Deus todos os dias.»

«Recordemo-lo sempre: somos discípulos daquele que veio, que vem cada dia e que há de vir no fim. Se conseguíssemos estar mais conscientes desta realidade, ficaríamos menos cansados na vida diária, menos prisioneiros do efémero e mais dispostos a caminhar com o coração misericordioso pela senda da salvação.»

«O que posso fazer eu, que me sinto débil, frágil, pecador? Deus diz-te: não tenhas medo da santidade, não tenhas medo de apostar alto, de te deixares amar e purificar por Deus, não tenhas receio de te deixares guiar pelo Espírito Santo. Deixemo-nos contagiar pela santidade de Deus.»

«Senhor, dai-nos a graça de chorarmos pela nossa indiferença, pela crueldade que existe no mundo e em nós.»

«Quando se fala de problemas sociais, uma coisa é reunir-se para estudar o problema da droga num bairro de lata, e uma outra coisa é ir lá, morar e compreender o problema a partir de dentro e estudá-lo.»

«Nâo existe um cristianismo low cost. Seguir Jesus significa ir contra a corrente, renunciando ao mal e ao egoísmo.»

«Vejo com clareza que aquilo de que a Igreja mais precisa hoje é a capacidade de curar as feridas e de aquecer o coração dos fiéis, a proximidade.»

«Eu gostaria de dizer àqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes: o Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e fá-lo com grande respeito e amor.»

«Ser cristão não se reduz a seguir mandamentos, mas significa permanecer em Cristo, pensar como Ele, agir como Ele, amar como Ele; significa deixar que Ele tome posse da nossa vida e que a mude, transforme e liberte das trevas do mal e do pecado.»

«Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que existam tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida.»

«Os milagres existem, mas é necessária a oração. Uma oração corajosa que luta, que persevera; não uma oração de circunstância.»

 

In Dia a dia com Maria, Dia a dia com papa Francisco, ed. Paulus
27.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Dia a dia com Maria

Organização
Cipriano Caneva

Editora
Paulus

Ano
2014

Páginas
192

Preço
6,00 €

ISBN
978-972-301-7908








Capa

Dia a dia com
papa Francisco

Organização
Paulo Paiva

Editora
Paulus

Ano
2014

Páginas
254

Preço
7,00 €

ISBN
978-972-301-7946

 

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página