A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Memória e atualidade

Diocese do Porto preserva e dá vida à herança dos mosteiros de Cluny

A diocese portuense assinou esta sexta-feira um acordo com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito do projeto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto".

A iniciativa que decorre entre 2010 e 2012 «promove, a par da realização do inventário do seu património em quatro concelhos do distrito do Porto, uma série de trabalhos artísticos e percursos turísticos», refere o site da diocese.

A iniciativa pretende divulgar o património material e espiritual de «forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem».

O grupo “Visões Úteis” foi convidado pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto, responsável pelo projeto, a elaborar um conjunto de trabalhos artísticos - instalações, percursos sonoros, vídeos e eventos performativos - nas localidades escolhidas, inspirando-se na experiência do seu projeto "A Língua das Pedras", que integrou as comemorações dos 1100 anos de Cluny.

FotoMosteiro de São Pedro de Cête

O projeto compreende os mosteiros de São Pedro de Cête, São Salvador de Paço de Sousa, Salvador de Vairão e Santo Tirso de Riba d' Ave, que, entre o século X e o século XI, testemunharam a adesão das respetivas comunidades monásticas aos costumes e à liturgia de Cluny.

 

História e influência de Cluny

Há cerca de 1000 anos a Europa foi marcada por sucessivas experiências monásticas, numa busca constante de um cristianismo mais autêntico.

FotoMosteiro de São Salvador de Paço de Sousa

A Ordem de Cluny, uma das mais marcantes, partiu da Regra de São Bento, que aliava a vida contemplativa ao trabalho manual, e construiu uma gigantesca rede de mosteiros filiados, sempre em obediência à Abadia mãe, em França.

«O poder da abadia de Cluny representa um fator que transcende a estrutura feudal, e a diversidade e o localismo que esta impõe. Contribuiu para a consolidação de um padrão de romanidade e de alguns princípios de unidade, que estão na base da linguagem artística comum à Europa de então ou seja, a arte românica.»

FotoMosteiro de Vairão

«Cluny atinge o seu apogeu em meados do século XII quando tem, sob a sua dependência, 1184 mosteiros submetidos a uma uniformidade de observância e de costumes monásticos. Tendo características próprias, apesar de seguir a Regra de São Bento, a Ordem de Cluny desenvolve uma liturgia muito rica, sustentada pela imensa quantidade de ofícios litúrgicos que desempenha, plena de simbolismo e de magnificência. Segundo o espírito cluniacense nenhuma realização era demasiado bela para honrar a Deus, o que irá favorecer uma estética de riqueza e de profusão ornamental.»

FotoMosteiro de Santo Tirso de Riba d'Ave

«A vida monástica contemplativa não impedia uma participação decisiva nas questões políticas. A própria fundação de Portugal pode ser lida em função das relações privilegiadas entre Henrique de Borgonha – pai de Afonso Henriques - e o seu parente, Hugo, o Grande - Abade de Cluny».

 

Intervenções artísticas de Inês de Carvalho

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Tríptico vídeo realizado por Michele Putortì

 

 

 

Vídeo de apresentação do projeto "Viagens com alma"

 

 

 

 

 

© SNPC | 18.02.12

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.