Memória e atualidade
Diocese do Porto preserva e dá vida à herança dos mosteiros de Cluny
A diocese portuense assinou esta sexta-feira um acordo com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito do projeto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto".
A iniciativa que decorre entre 2010 e 2012 «promove, a par da realização do inventário do seu património em quatro concelhos do distrito do Porto, uma série de trabalhos artísticos e percursos turísticos», refere o site da diocese.
A iniciativa pretende divulgar o património material e espiritual de «forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem».
O grupo “Visões Úteis” foi convidado pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto, responsável pelo projeto, a elaborar um conjunto de trabalhos artísticos - instalações, percursos sonoros, vídeos e eventos performativos - nas localidades escolhidas, inspirando-se na experiência do seu projeto "A Língua das Pedras", que integrou as comemorações dos 1100 anos de Cluny.
Mosteiro de São Pedro de Cête
O projeto compreende os mosteiros de São Pedro de Cête, São Salvador de Paço de Sousa, Salvador de Vairão e Santo Tirso de Riba d' Ave, que, entre o século X e o século XI, testemunharam a adesão das respetivas comunidades monásticas aos costumes e à liturgia de Cluny.
História e influência de Cluny
Há cerca de 1000 anos a Europa foi marcada por sucessivas experiências monásticas, numa busca constante de um cristianismo mais autêntico.
Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa
A Ordem de Cluny, uma das mais marcantes, partiu da Regra de São Bento, que aliava a vida contemplativa ao trabalho manual, e construiu uma gigantesca rede de mosteiros filiados, sempre em obediência à Abadia mãe, em França.
«O poder da abadia de Cluny representa um fator que transcende a estrutura feudal, e a diversidade e o localismo que esta impõe. Contribuiu para a consolidação de um padrão de romanidade e de alguns princípios de unidade, que estão na base da linguagem artística comum à Europa de então ou seja, a arte românica.»
Mosteiro de Vairão
«Cluny atinge o seu apogeu em meados do século XII quando tem, sob a sua dependência, 1184 mosteiros submetidos a uma uniformidade de observância e de costumes monásticos. Tendo características próprias, apesar de seguir a Regra de São Bento, a Ordem de Cluny desenvolve uma liturgia muito rica, sustentada pela imensa quantidade de ofícios litúrgicos que desempenha, plena de simbolismo e de magnificência. Segundo o espírito cluniacense nenhuma realização era demasiado bela para honrar a Deus, o que irá favorecer uma estética de riqueza e de profusão ornamental.»
Mosteiro de Santo Tirso de Riba d'Ave
«A vida monástica contemplativa não impedia uma participação decisiva nas questões políticas. A própria fundação de Portugal pode ser lida em função das relações privilegiadas entre Henrique de Borgonha – pai de Afonso Henriques - e o seu parente, Hugo, o Grande - Abade de Cluny».
Intervenções artísticas de Inês de Carvalho
Tríptico vídeo realizado por Michele Putortì
Vídeo de apresentação do projeto "Viagens com alma"
© SNPC |
18.02.12