Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Dois novos órgãos de tubos em Braga enriquecem património e abrem janelas de esperança

Dois novos órgãos de tubos em Braga enriquecem património e abrem janelas de esperança

Imagem D.R.

Há novos órgãos de tubos em Braga, que vêm enriquecer o património existente, na qualidade do que de melhor se construiu e usufruiu ao longo de séculos. De facto, os órgãos de tubos voltam a encher de música a Pólis, não apenas igrejas e capelas. A promoção da cultura, também a este nível, abre janelas de esperança e de superação nos dramas da existência, na redescoberta duma sensibilidade plural e orgânica, sobretudo no combate à cegueira dos ouvidos.

O Seminário Conciliar de Braga move-se no contexto deste esfoço partilhado, tendo em atenção a formação musical (da cultura da música em geral, mas também da música sacra e da litúrgica em particular) dos candidatos ao ministério ordenado das dioceses de Braga e Viana do Castelo. Não só por esta missão específica, investiu na aquisição de novos órgãos: um órgão de 5 registos com 2 teclados e pedaleira, na capela dos Padroeiros, S. Pedro e S. Paulo, e um órgão de arca de 1 registo (bordão 8’), na capela do Tempo Propedêutico. Foram ambos contruídos segundo os princípios tradicionais e artesanais da organaria, o primeiro por Giovanni Pradella, o segundo por Johannes Rohlf (1), organeiros da Itália e da Alemanha, respetivamente. A qualidade de um trabalho ancestral, construído com competência, como é desenvolvido na Organaria Giovanni Pradella (2); o concurso internacional e a Comissão Técnica; os detalhes da madeira e dos tubos (com chapas feitas sobre areia); a colaboração do Arq. António Jorge e seu atelier Cerejeira Fontes Arquitetos (3); e sempre, em todo o processo (4), a alegria dos trabalhadores: Giovanni Pradella, Roberto Tognolatti, Matteo Pradella, etc.; um concerto excepcional por Sietze de Vries (5)... Este é um elenco que poderia continuar, mas ficaria sempre inacabado.



Imagem D.R.


O organista convidado foi Sietze De Vries. Este organista, que veio da Holanda, tem-se afirmado como um concertista e organista litúrgico de renome internacional. Estudou com Wim van Beek (Órgão), Jos van der Kooy (Órgão e Improvisação) e Jan Jongepier (Improvisação), obtendo o Diploma Superior de Órgão e o Diploma Holandês de Profissional de Música Sacra com especialização em Improvisação. Conquistou 15 primeiros prémios em concursos de Órgão nacionais e internacionais, alguns deles ainda enquanto estudante nos Conservatórios de Groningen e Haia. Destes destaca-se o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Improvisação de Haarlem - 2002, onde já tinha sido finalista nas duas edições anteriores.



Imagem D.R.


Sietze De Vries exerce uma carreira muito intensa como concertista, tocando frequentemente por toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Rússia, África do Sul e Austrália. É ainda muito requisitado para lecionar Improvisação, sendo Professor no Conservatório de Groningen, Professor convidado na Southern University in Collegedale TN (USA), na McGill Summer Organ Academy in Montreal (Canadá) e no Sydney Conservatory Organ Academy (Australia). Para além de concertista e professor de Órgão, Sietze de Vries é frequentemente convidado para liderar visitas internacionais a órgãos históricos, realizar conferências, masterclasses e elaborar programas acerca do órgão para crianças. Publica regularmente artigos em revistas internacionais relacionados com a música sacra, improvisação e organaria, é ainda editor de artigos para a revista holandesa ‘Het Orgel’.

No concerto inaugural, Sietze De Vries interpretou o seguinte programa: Improvisação: Prelúdio e Fuga sobre o cântico ‘Povo teu somos, ó Senhor’; Van Soldt manuscript (anónimo séc. XVI): a. Brande Champanje, b. Brabanschen ronden dans ofte Brand; Johann Adam Reincken (1643-1722): Fuga em Sol menor; Improvisação no órgão Rohlf; Georg Muffat (1653-1704): Nova Cyclopeias Harmonica (Ad malleorum Ictus Allusio); Georg Friedrich Händel (1685-1759): Ária com variações (‘The harmonious blacksmith’); Improvisação sobre o cântico ‘Cantai um cântico novo’. No final, depois de generoso aplauso, voltou ao órgão Rohlf, para brindar a assistência com uma improvisação.



Imagem D.R.


Foi um concerto memorável. A assistência ficou profundamente impressionada com a performance do organista, a sua sapientia manus, pois toda a sua pessoa estava nelas; e, além de si, promovia-nos na geratividade do seu doar-se, na música. Obrigado, Sietze!

De Epicuro a Akira Yoshizawa, Sietze De Vries aprendeu a arte da criação com as suas próprias mãos. Longe da inércia, concedeu às mãos tentar o impossível, criar. Como bem recorda Epicuro, «o impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam.» Mais: parece ter ouvido desde a infância o mestre Akira Yoshizawa, a propósito da arte da criação com as mãos: «Acima de tudo quero que vocês descubram a alegria da criação a partir das vossas próprias mãos.» Akira Yoshizawa devotou-se à criação dos origami, arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel; Sietze De Vries, com as teclas e a pedaleira, à arte de improvisar no órgão. Da arte de criar infinitos com as próprias mãos e pés, ele deu a conhecer, numa breve entrevista, o itinerário que, desde a sua infância, o levou a chegar à altura do teclado e dele jamais se separar.



(1) http://www.orgelbau-rohlf.de/
(2) http://www.pradella-organi.it/
(3) http://cerejeirafontesarchitects.com/pt/
(4) https://www.youtube.com/watch?v=WSFtOuhfo8Q
(5) http://www.sietzedevries.nl/































 

Texto: Joaquim Félix
Fotografia: Joaquim Félix, Filipe Alves
Gravação e edição dos vídeos: Marta Santos, Dina Fernandes
Nota: O som foi captado com a câmara de filmar
Publicado em 22.03.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos