Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Documentário

É na terra não é na lua

Em 2007 Gonçalo Tocha surpreendeu a terceira edição do Indielisboa com “Balaou”, um quase ensaio documental de forte registo poético filmado sobre as águas do Atlântico ao largo dos Açores. Atracou no final dessa edição empunhando o prémio de melhor longa metragem nacional.

Pouco depois dessa viagem inspirada no diário da sua Mãe, cuja vida e morte assim tentava interrogar e compreender, Tocha torna a abrir o coração aos segredos e encantos do arquipélago, concentrando-se desta feita na ilha do Corvo para se deixar tocar e espantar com aquilo que virá a ser “É na Terra não é na Lua”.

O que começa por parecer um registo puramente documental da fantástica e desolada paisagem natural e humana do Corvo depressa se inscreve numa nova trama poética, como se  as mãos sulcadas daquela mulher entretecessem não só o típico gorro azul e branco que vemos tricotar mas também a erva fresca daquele cume ventoso, o casario, as pedras de basalto das ruelas, o terço e as preces desfiadas numa igrejinha local...

Foto

O Corvo, a menor das ilhas do arquipélago, transforma-se assim num lugar de peregrinação interior ao mais remoto lugar de uma vivência simultaneamente enraizada na terra e ancorada no mar, ao mais extraordinário santuário de beleza natural.

Foto

Gonçalo Tocha pertence a uma nova geração de realizadores portugueses genuinamente interessados em escutar e perscrutar a essência da sua e nossa identidade, o que é verdadeiramente impressionante. Atitude patente nas suas palavras e no seu trabalho. Só dessa atitude disponível podem surtir obras como as suas, que sem meios extraordinários e preconceito algum conseguem conduzir plateias inteiras de espectadores por caminhos quase virgens, deixando intacta a paisagem mesmo depois de nela todos termos passado.

Foto

É esta sensibilidade particular, este cuidado extremo naquilo que cinematograficamente toca e, sobretudo, a forma harmoniosa como nos toca que faz com que “É na Terra não é na Lua” continue a percorrer o mundo, levando a extraordinária beleza da pequena grande ilha do Corvo mais e mais além, entre festivais, ciclos e mostras de cinema.

O documentário estreia nos cinemas a 29 de março.

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
© SNPC | 27.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.