Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

É sempre possível recomeçar

Hoje é o terceiro domingo do Advento, chamado também domingo Gaudete, isto é, domingo da alegria. Na liturgia ressoa muitas vezes o convite ao júbilo, a alegrar-se; porquê? Porque o Senhor está próximo. O Natal está próximo. A mensagem cristã chama-se "evangelho", isto é, "boa notícia", um anúncio de alegria para todo o povo; a Igreja não é um refúgio para gente triste, a Igreja é a casa da alegria! E aqueles que estão tristes encontram nela a alegria, encontram nela a verdadeira alegria.

Mas a alegria do Evangelho não é uma qualquer. Encontra a sua razão no saber-se acolhido e amado por Deus. Como nos recorda hoje o profeta Isaías (cf. 35, 1-6a.8a.10), Deus é quem vem salvar-nos, e presta socorro especialmente aos errantes do coração. A sua vinda entre nós robustece, torna firme, dá coragem, faz exultar e florir o deserto e a estepe, isto é, a nossa vida quando se torna árida. E quando é que a nossa vida se torna árida? Quando está sem a água da Palavra de Deus e do seu Espírito de amor.

Por muito grandes que sejam os nossos limites e a nossa desorientação, não nos é consentido ser fracos e vacilantes diante das dificuldades e das nossas próprias fragilidades. Pelo contrário, somos convidados a robustecer as mãos, a tornar firmes os joelhos, a ter coragem a não temer, porque o nosso Deus mostra-nos sempre a grandeza da sua misericórdia. Ele dá-nos a força para avançar. Ele está sempre connosco para nos ajudar a avançar. É um Deus que nos quer muito bem, que nos ama, e por isso está connosco, para nos ajudar, para nos fortalecer e fazer andar para a frente. Coragem! Sempre para a frente! Graças à sua ajuda, podemos sempre recomeçar do princípio.

Como? Recomeçar do princípio? Alguém me pode dizer: «Não, padre, não posso fazer tanto... Sou um grande pecador, uma grande pecadora... Não posso recomeçar do princípio!». É um engano! Tu podes recomeçar do princípio! Porquê? Porque Ele te espera, Ele está próximo de ti, Ele ama-te, Ele é misericordioso, Ele perdoa-te, Ele dá-te força para recomeçar do princípio! A todos! Então somos capazes de reabrir os olhos, de superar tristeza e pranto e entoar um cântico novo. E esta alegria verdadeira permanece também na provação, também no sofrimento, porque não é uma alegria superficial, mas radica no profundo da pessoa que se confia a Deus e confia nele.

A alegria cristã, como a esperança, tem o seu fundamento na fidelidade de Deus, n a certeza que Ele mantém sempre a sua promessa. (...) Aqueles que encontraram Jesus ao longo do caminho experimentam no coração uma serenidade e uma alegria de que nada nem ninguém os poderá privar. A nossa alegria é Jesus Cristo, o seu amor fiel é inesgotável. Por isso, quando um cristão se torna triste, quer dizer que se distanciou de Jesus. Mas não é necessário deixá-lo só. Devemos rezar por ele e fazer-lhe sentir o calor da comunidade.

A Virgem Maria nos ajude a apressar o passo para Belém, para encontrar o Menino que nasceu para nós, para a salvação e a alegria de todos os homens. A ela o anjo disse: «Alegra-te, cheia de graça: o Senhor é contigo» (cf. Lc 1,28). Ela nos conceda viver a alegria do Evangelho na família, no trabalho, na paróquia e em todos os ambientes. Uma alegria íntima, feita de deslumbramento e de ternura. Aquela que experimenta uma mãe quando olha o seu bebé recém-nascido e sente que é um dom de Deus, um milagre de que só há a agradecer.

 

Papa Francisco
Angelus, 15.12.2013
Trad. (não oficial): rjm
© SNPC | 15.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 15.12.2013
Foto: AFP

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página