Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Entre a dor e a alegria

É a doença que torna agradável e boa a saúde, a fome o apetite, a fatiga o repouso.

Como na eletricidade o pólo negativo e o positivo são necessários para acender a faísca e a luz, assim a nossa vida é uma ininterrupta oscilação entre extremos, e é ela que torna autêntica a existência.

Não é por acaso – para dar um exemplo talvez banal – que se deseja a reforma ao fim de uma vida inteira de trabalho e depois, quando chegam aqueles dias tão despidos e monótonos, se sente nostalgia pelo passado tecido de cansaço e repouso alternados. É isto que observa, com a contundência do fragmento 111, o filósofo grego Heraclito (século VI-V a.C.), que via a vida como um fluxo entre positivo e negativo que impulsionava a criatura humana.

Um conjunto monocórdico de dias só aparentemente seria tranquilo e sereno. No final resultaria incolor e maçador. Viver é, portanto, saber dar a justa importância à mutação das situações e, em alguns casos, fazer força para que a mudança aconteça. Afinal a própria conversão é uma passagem do mal ao bem; a pessoa caída no pecado não é só uma experiência nefasta, pode ser uma base para o ressurgimento, um erro que transforma, como ensina Santo Agostinho.

É por isso que devemos estar gratos a Deus, que não nos mergulha numa existência pincelada apenas a cinzento mas que nos faz provar também o gosto amargo da dor para depois nos fazer rejubilar intensamente na felicidade. Os dois pólos entre os quais correm ininterruptamente as etapas da nossa vida são ambos necessários e preciosos.

 

Card. Gianfranco Ravasi
Presidente do Conselho Pontifício da Cultura
In Avvenire
Trad.: rjm
© SNPC (trad.) | 06.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem Joho/cultura/Corbis

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página