Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura e solidariedade

"Esperar Jesus com Maria" leva espiritualidade do Advento às crianças e ajuda Cáritas Portuguesa

«A palavra "Advento" vem do latim (língua que deu origem ao português) e significa "Vinda". Este tempo que agora se inicia é, pois, aquele que está centrado na vinda do Salvador, Jesus, o Filho de Deus e de Maria.

Durante estas semanas que antecedem o Natal, vamos preparando o nosso coração para a visita daquele que é o Príncipe da Paz e quer morar connosco para sempre!

Cada família faz os seus preparativos para acolher o melhor possível um novo bebé. Assim, também tu podes agora preparar-te para a chegada do Bebé que veio para, com o Seu Amor, mudar a nossa forma de viver.

Com alegria e entusiasmo, vamos, então, fazer esta caminhada até à noite de 24 de dezembro, essa noite tão especial em que Maria nos vai mostrar o seu Filho…»

É com este convite que começa o livro "Esperar Jesus com Maria - Caminho do Advento", com textos de Maria Teresa Maia Gonzalez e ilustrações de Isabel Monteiro.

A obra, editada pelas Paulinas e Cáritas Portuguesa, pretende «proporcionar à criança alguns momentos de reflexão» sobre o Advento.

«Propomos, também, algumas atividades que poderão ajudar a criança a desenvolver a sua espiritualidade, aprofundar os laços que a unem aos seus familiares, amigos e colegas, e ainda a fazer uma aprendizagem sobre aspetos religiosos e culturais relativos ao Natal», explicam as autoras.

Imagem

A cada dia é sugerida uma ação («acender a primeira vela», «preparar o presente para Jesus», «alegrar um amigo», «dar um abraço», «saudar Maria», «preparar um cabaz» são algumas das propostas da primeira semana), acompanhada por um breve texto, visando sensibilizar a criança para a identidade cristã do Advento e Natal.

Este «calendário do Advento» junta-se à operação "10 Milhões de Estrelas - Um gesto pela Paz" (ver "Ligações e contactos"), que a Cáritas Portuguesa lança anualmente antes do início do Advento.

Imagem

A campanha, que se repete há mais de 10 anos, tem como objetivo promover a «comunhão que promove a partilha, a justiça e a solidariedade», assinala Eugénio Fonseca, presidente da instituição católica que em 2012 atendeu mais de 56 mil famílias.

O livro vai ser apresentado às 18h30 desta sexta-feira, 22 de novembro, em Lisboa, no Centro Comercial Colombo (FNAC), pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça.

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

In Esperar Jesus com Maria, ed. Paulinas
© SNPC | 20.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Esperar Jesus com Maria
Caminho do Advento

Autoras
Maria Teresa Maia Gonzalez
Isabel Monteiro

Editora
Paulinas

Ano
2013

Páginas
36

Preço
3,00 €

ISBN
978-989-673-324-7

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página