Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

Exposição assinala 20 anos de carreira de Oscar Casares

Aliar a arte à solidariedade é um dos objetivos da exposição "Artes de Mãos Dadas", inaugurada a 8 de dezembro no Museu Pio XII, em Braga, para assinalar os 20 anos de carreira do artista plástico bracarense Oscar Casares.

O museu dedicado à arqueologia e à arte sacra acolhe fatos de alta costura, joalharia e pintura.

O cónego José Paulo Abreu, diretor do espaço, classificou a exposição de «rara» pelo valor da peças e disse esperar que a mostra «cative novos públicos» para o museu.

O sacerdote salientou que Oscar Casares é um «um artista que honra a cidade de Braga» e referiu que o museu «é uma casa aberta à cultura e potenciadora da cultura».

A mostra, patente até 3 de março, inclui as primeiras obras do artista até às mais recentes, passando por aquelas que obtiveram maior reconhecimento.

A exposição abrange retrato, pintura sacra e pintura de argumento livre, têxteis (alta costura, vestuário para teatro e cinema), design de joalharia e projetos teatrais.

ImagemJoão Paulo II (det.)

Entre as obras de grandes dimensões que os visitantes podem apreciar contam-se retratos de figuras históricas e do mundo das artes, como "Virtudes da Alma Eclipsadas pela Diva Madonna", exibida obra na Bienal de Florença a propósito dos 25 anos de carreira da cantora norte-americana.

As peças de vestuário foram executados integralmente à mão em matérias nobres e preciosas, como o vestido usado por Nicole Kidman no seu retrato

No capítulo da joalharia há colares preciosos, com destaque para "Lacrima Mea" que demorou perto de um ano a ser executado, numa colaboração com o Mestre Rui Meira.

Oscar Casares nasceu em Braga, Portugal a 8 de dezembro de 1977. Graduou-se no Curso Geral de Artes em Braga, com nota máxima.

ImagemSalve Regina

No âmbito da arte de inspiração cristã realizou todo o trabalho pictórico na igreja de Frei Aleixo, em Évora (2001-2002), executou, a convite de uma diocese portuguesa, o "Último Retrato Oficial de Sua Santidade O Papa João Paulo II" (2004), patente na exposição, e realizou o painel “Salve Regina” no altar da cripta do Santuário do Sameiro, em Braga (2005-2006).

Também executou todos os quadros do Centro Internacional da Ordem dos Carmelitas (Fátima, 2007-2008), pintou “The Eucharisty” para a Ordem Secular Beneditina (Brasil, 2009), “Santa Maria de Serra Clara”, para a mesma instuição (2009) e “A História da Natividade”, patente no mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga (2011).

As suas obras estão presentes em mais de 300 coleções privadas espalhadas pelo mundo, Austrália, Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Franca, Portugal, Reino Unido e Suíça.

 

Correio do Minho, Museu Pio XII, SNPC
09.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.