Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé em Deus precisa de «muito estudo» e «diálogo» para combater «bloqueio cultural»

A afirmação da fé em Deus confronta-se com um «autêntico bloqueio cultural» proveniente de um «"cientismo" satisfeito ou meramente ignorante», afirmou esta terça-feira em Lisboa o bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

«Considero este bloqueio uma das fronteiras mais difíceis e exigentes da nova evangelização, requerendo da nossa parte [Igreja Católica] muito estudo e vontade de aprender, bem como reforçada disposição para o diálogo e o esclarecimento, com a maior coerência prática também», frisou numa conferência sobre o impacto do Concílio Vaticano II (1962-1965), publicada no site da diocese do Porto.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que falava nas Jornadas de Formação Permanente do Clero do Patriarcado de Lisboa, salientou que «as mudanças civilizacionais» e «culturais» previstas pelo concílio implicam «profundas consequências para a evangelização, antiga ou nova».

«O que sobra, transmite-se com muita dificuldade, embatendo com resistências de toda a ordem, na família, nas comunidades e no meio ambiente», declarou o historiador na intervenção intitulada "A receção do Concílio – o que mudou deste então".

Para D. Manuel Clemente as paróquias devem tornar-se «comunidade de comunidades» e «família de famílias», ao mesmo tempo que se abrem à colaboração de movimentos eclesiais e se integram em «unidades pastorais», constituídas por outras comunidades paroquiais.

O prelado referiu ainda que as últimas décadas tornaram o fator «tempo» cada vez mais escasso, quando ele é essencial para «acolher e dialogar, quer nas famílias, quer nas escolas, quer nas próprias comunidades cristãs».

 

Rui Jorge Martins
In Agência Ecclesia / Com SNPC
© SNPC | 30.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.