Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé, cultura, política, economia, educação, ação social e ecologia em encontro sobre espiritualidade inaciana

A 10.ª Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana, que decorre de 29 de novembro a 1 de dezembro em Fátima, propõe-se abranger vários campos de ação no domínio da fé e da intervenção na sociedade.

O encontro baseado na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, inicia-se com a conferência “Recrear a vida e Exercícios Espirituais”, com o padre Vasco Pinto Magalhães, sj.

“Reacreditar na vida e a fé”, por José Frazão Correia, sj, e “Reacreditar na vida e a cultura”, por Joaquim Azevedo, diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto, constituem as conferências da manhã do dia 30.

Durante a tarde são propostas duas séries de quatro oficinas, começando por “Ciência e respeito pela vida” (João Paiva e Edna Gonçalves), “Juventude, que futuro” (Lourenço Eiró, sj, e José Maria Brito, sj), “Política por um mundo mais justo” (Filipe Anacoreta e Irene Guia, aci) e “Compromisso social” (Cláudia Assis Teixeira e Margarida Alvim).

“Cultura, arte e valores num mundo de globalização e laicismo” (Nuno Valentim e João Sarmento, sj), “Empresa, trabalho e sustentabilidade” (Jorge Líbano Monteiro e Joana Morais e Castro), “Escola, educação moral e cívica” (Joana Viana Lopes e Pedro Rocha Mendes, sj) e “Progresso e ecologia” (Isménia Silva e Jorge Mayer) integram a segunda série de debates.

O segundo dia do encontro termina com a conferência “Reacreditar na vida (António Valério sj e Equipa essejota.net), enquanto que para domingo estão previstas as intervenções de Teresa e João Ponti Oliva, Suzana e Constantino Gonçalves (“Reacreditar na casa e família”) e Rui Marques e Sónia Aires (“Reacreditar na praça e no trabalho”).

As inscrições estão abertas.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 10.10.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemSanto Inácio de Loyola
Juan Martínez Montañéz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página