Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Alentejo

Festival Terras Sem Sombra 2012 vai ter seis concertos de música sacra

A música, o património e a biodiversidade são os eixos dinamizadores da 8.ª edição do Festival Terras Sem Sombra, cujo programa, que inclui seis concertos, vai ser apresentado a 16 de março no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A conferência de imprensa, marcada para as 11h30, vai contar com a intervenção do diretor artístico do Festival, Paolo Pinamonti, antigo responsável pelo Teatro Nacional de São Carlos e atual Diretor do Teatro de la Zarzuela (Madrid), docente de Musicologia na Universidade Ca’ Foscari (Veneza), e do diretor-geral do Festival.

José António Falcão, historiador da arte e responsável pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, entidade que organiza este festival de música sacra, também vai estar presente no encontro com os jornalistas, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A edição de 2012, consagrada à importância do canto na música religiosa, intitula-se "Com voz suave e bem modulada" e abre a 24 de março com o concerto "Petite Messe solennelle" de Gioacchino Rossini para solistas, dois pianos, harmónio e coro, adianta o site do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

O festival fundado em 2003 e que em 2011 recebeu o prémio de Melhor Evento pelo Turismo do Alentejo, prossegue quinzenalmente em importantes igrejas históricas da diocese alentejana.

José António Falcão explica que «o Festival pretende construir pontes entre o património edificado religioso e a música, contribuindo, ao mesmo tempo, para a projeção internacional e integração do Alentejo no mapa dos festivais europeus».

A iniciativa pretende também divulgar os aspetos mais interessantes do património, da paisagem e dos recursos naturais da região, oferecendo um conjunto de atividades paralelas, ao serviço da conservação da biodiversidade, que tornam o Terras Sem Sombra um conceito de certo modo único a nível internacional.

O Festival Terras Sem Sombra 2012 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Nas palavras com que este abriu o catálogo da iniciativa pode-se ler: «Este festival é, a meu ver, extraordinário sob vários pontos de vista […]. É pois, sem receio de ser desmentido, que desejo o maior êxito a este Festival, confiando no empenho exigente e no talento de todos aqueles que o animam e que conseguem fazer vibrar os que, ainda mais numerosos, têm o privilégio de nele participar».

 

Festival Terras Sem Sombra / SNPC
© SNPC | Atualizado em 15.03.12 (data da conferência de imprensa passou de 14/3 para 16/3)

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.