Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

S. Pedro do Sul

Festival Tramontana apresenta resultado de residência artística em artes multimédia baseada no património imaterial religioso

O Festival Tramontana apresenta no mês de abril em igrejas e capelas das freguesias de S. Martinho das Moitas e Sul, concelho de S. Pedro do Sul, o resultado de uma residência artística em artes multimédia sobre o património imaterial religioso local.

«O sacro é um elemento central das comunidades rurais do maciço da Gralheira, São Pedro do Sul. A relação entre práticas sagradas e a vida quotidiana rural é de tal forma próxima e autêntica que é impossível pensar estas comunidades de forma alheada aos temas religiosos. Não obstante as transformações aceleradas destes territórios rurais, continua a existir uma forte adesão das populações, não só as mais idosas nas também as mais jovens, à igreja, o que poderá surpreender muitas pessoas tendo em conta o secularismo crescente das sociedades contemporâneas», destaca o texto de apresentação da iniciativa.

O 8º programa de residências criativas internacionais em artes sonoras e media da Binaural – Associação Cultural de Nodar, que começou no dia 7 de abril, toma como tema «o riquíssimo património de matriz sacra nas aldeias rurais do maciço da Gralheira, enquadrado por um sentido de promoção de um diálogo franco e aberto com as instituições religiosas locais».

Em “Colle, Cielo, Cantieri” (“Montanhas, Céu, Construções”), Antje Vowinckel (Alemanha) propõe «uma composição/improvisação sonora de cerca de 25 minutos para uma igreja, para órgão elétrico, órgão de igreja, objetos amplificados e sons da missa em igreja (o sopro da oração, as conversas, os passos de pessoas que entram na igreja, os cânticos)».

Adam Overton, dos EUA, vai «pesquisar os vários cânticos religiosos utilizados na região, com o objetivo de desenvolver alguns cânticos simples ao acaso, a partir da ideia de usar procedimentos aleatórios». 

Liminal: Frances Crow & David Prior, do Reino Unido, apresentam “Of this Parish” (“Desta Paróquia”), baseado no «poder de evocação» dos sinos, que conferem a «sensação de passagem do tempo, de fomentar reminiscências e de consolidar a identificação de um indivíduo com um local de escuta primordial». A noção de paróquia «enquanto “esfera sonora” é o ponto de partida para a proposta destes artistas».

“Sacred Ways” (“Caminhos Sagrados”), de Antony Lyons & Anne Burke (Irlanda, Reino Unido), «toma como ponto de partida as viagens ou peregrinações rituais que são parte integrante das práticas religiosas».

Em “Cá”, Manuela Barile (Itália/Portugal) «mostra uma “mater dolorosa”, a qual, com passo solene, anda lenta e silenciosa através das ruas de uma aldeia abandonada do maciço da Gralheira». 

“Lessons from the Ancestors” (“Lições dos Antepassados”), de Steve Peters (EUA), é «um trabalho sonoro multicanal combinando os seguintes elementos: gravações de campo de sons ambientais e do toque dos sinos das igrejas e capelas, ambos captados na paróquia de São Martinho das Moitas; processamentos electrónicos de alguns desses sons; textos falados por habitantes que evocam a paisagem regional, constituídos por nomes de habitantes da mesma paróquia falecidos e nomes de plantas e animais locais, alguns cantados em latim».

Los Yokos (Iñaki Ríos & Natividad Plasencia), de Espanha, é um «projeto multidisciplinar que aborda o tema do pecado, do castigo e da expiação». 

A organização do festival propõe-se aprofundar «o tema religioso», para que ao longo dos próximos anos se abordem temas como lendas de santos e milagres locais, iconografia, histórias paroquiais, património religioso, ritos e fonosfera religiosa.

A apresentação pública do projeto, que conta com o apoio do Departamento de Bens Patrimoniais da Diocese de Viseu decorre no dia 27 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, começando no largo central de Sul.

 

© SNPC | 10.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Igreja da Pena

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.