Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Colóquio internacional

«Fulgor da retórica» do padre António Vieira vai ser analisado em Lisboa e Cabo Verde

O Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa é uma das entidades organizadoras do colóquio internacional “Comunicação e Sedução: O fulgor da retórica na obra do Padre António Vieira”, que se realiza nos meses de abril e maio em Lisboa e Santiago (Cabo Verde).

«O Padre António Vieira, além de ser um dos mais prolíficos pregadores do séc. XVII, é reconhecido como o maior orador português de todos os tempos», sublinha a nota de apresentação da iniciativa.

Os 202 sermões publicados realizam «plenamente a teoria retórica clássica, aplicada genialmente a cada uma das situações de comunicação», segundo os ditames do «“mouere” (despertar, levar a agir)», «“docere” (informar, comunicar)» e «“delectare» (deleitar, inspirar um profundo sentimento de adesão».

O «debate científico renovado» propõe-se analisar «as estratégias retóricas da exposição, informação e persuasão, usando como meio a sedução da palavra e a eficácia do discurso, a fim de captar a benevolência e a atenção do leitor»,

O colóquio, «alargado e intercultural», centra-se «em torno de núcleos essenciais da obra de Vieira, não apenas em relação aos Sermões, mas também nos pareceres, papéis, obra profética e messiânica, e nas cartas».

As sessões, com entrada livre, estão marcadas para 23 de abril (Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, sala 5.2., 14h30), 24 de abril (Universidade Católica, auditório 2, 14h30) e 8 e 9 de maio (Universidade de Santiago, auditório, 14h30).

A iniciativa é organizada em parceria com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro de Investigação em Filosofia, Ciência da Educação e Intervenção Comunitária da Universidade de Santiago.

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

© SNPC | 01.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.