Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Investigação

"História Religiosa de Portugal" e "Dicionário de História Religiosa de Portugal" disponíveis para consulta gratuita

Os três volumes da “História Religiosa de Portugal” e os quatro do “Dicionário de História Religiosa de Portugal”, editados pelo Círculo de Leitores entre 2000 e 2002, estão agora disponíveis na internet, após vários anos esgotados.

As obras, com responsabilidade científica do Centro de Estudos de História Religiosa, foram digitalizadas pela instituição, ficando agora acessíveis, gratuitamente, no repositório institucional da Universidade Católica Portuguesa.

O primeiro volume da “História Religiosa de Portugal” centra-se no «desafio multissecular das várias consciências religiosas com a cristandade em ascensão, no espaço correspondente ao território português, desde o fundo religioso autóctone e romanizado até ao confronto com o Islão e o diálogo difícil com o Judaísmo.

O Portugal religioso tem uma história horizontal ao lado do cristianismo europeu, mas também possui uma singularíssima história religiosa, na qual se juntam mundos culturais em agitada relação na Península Ibérica.»

O volume II da mesma obra, referente à época moderna, «aborda um período da história de Portugal marcado pelo esbatimento das diferenciações religiosas, de que é exemplo a “conversão forçada” dos judeus. A perspetiva dos Humanismos e Reformas é prolongada até à Revolução Liberal de 1820.

É o tempo do catolicismo triunfante, no confronto com a renovação evangélica das ordens religiosas, a crítica dos humanistas, a presença das minorias protestantes, a reforma tridentina, os humanismos iluminados ou “racionais”. Época de viragem para o Cristianismo. Unido no princípio da época, o mundo cristão aparece agora dividido»

O terceiro volume «estuda a problemática religiosa dos séculos XIX e XX, abordando-a segundo um esquema diferente do usado para as épocas anteriores. Um capítulo lança a problemática relação entre Igreja e sociedade, em autonomias difíceis, para depois serem analisadas as emergentes respostas do catolicismo às sucessivas crises, revoluções e convulsões.

Duas temáticas atravessam estes séculos no universo português: a atividade missionária e a pluralidade religiosa, que constituem dois capítulos independentes».

Os quatro volumes do “Dicionário de História Religiosa de Portugal”, divididos por ordem alfabética, foram desenvolvidos em simultâneo e como parte integrante da “História Religiosa de Portugal”.

Trata-se de «um instrumento de trabalho que, através de 400 entradas, permite uma alargada visão e um conhecimento mais aprofundado sobre temas como: História das Dioceses, Ordens Religiosas, Missões, Arte Sacra, Hagiografia e Religiosidade Popular».

 

© SNPC | 03.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Dicionário

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página