Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia

Homilias inéditas de Orígenes foram descobertas na Alemanha

A filóloga italiana Marina Molin Pradel descobriu em abril um conjunto de 29 homilias inéditas de Orígenes, escritor cristão que nasceu em Alexandria, no Egito, provavelmente entre 183 e 187.

Ao estudar um códice bizantino do século XI numa biblioteca da cidade alemã de Munique, a investigadora apercebeu-se de que algumas das homilias sobre os salmos bíblicos correspondiam às de Orígenes, traduzidas em latim por Rufino no início do século V, revela o jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano.

Orígenes escreveu na primeira metade do século III uma larga série de textos sobre o saltério, que depressa tiveram influência decisiva sobre a exegese bíblica grega e latina.

O teólogo da Escola de Alexandria é uma das personagens da antiguidade cristã mais controversa: alguns consideraram o seu pensamento brilhante enquanto que outros o julgaram uma ameaça à ortodoxia, atribuindo-lhe erros que dificilmente subscreveria.

Além de ser «uma das personalidades determinantes para todo o desenvolvimento do pensamento cristão», Orígenes foi «uma testemunha exemplar da doutrina que transmitia», afirmou Bento XVI, que em 2007 lhe dedicou duas catequeses.

A análise que Orígenes fez da Bíblia foi «minuciosa, ampla e aprofundada, com notas de caráter filológico e doutrinal», recordou o papa, acrescentando que «na leitura orante da Escritura e no compromisso coerente da vida, a Igreja renova-se e rejuvenesce sempre».

Orígenes foi feito prisioneiro e torturado durante a perseguição do imperador romano Décio (250). O bispo Dionísio de Alexandria, seu antigo discípulo, reconciliou-o com a Igreja. Debilitado pelos maus tratos da prisão, morreu no ano 253, em Tiro, onde se tinha retirado.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Imagem de arquivo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.