Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igreja católica associa-se à ONU e Organização Mundial para as Migrações em concurso sobre diversidade e inclusão

Imagem Fotograma do filme "A letter from a refugee" (Dari Women Youth group) | D.R.

Igreja católica associa-se à ONU e Organização Mundial para as Migrações em concurso sobre diversidade e inclusão

A SIGNIS - Associação Católica Mundial para a Comunicação associou-se à  Aliança das Civilizações da ONU e à Organização Mundial para as Migrações num concurso que convida os jovens a apresentar vídeos originais e criativos sobre os migrantes, a diversidade e a inclusão social.

«Reconhecendo a juventude como verdadeira agente de mudança social num mundo intolerante e cheio de divisões culturais e religiosas», a iniciativa "Plural +" convida os jovens até aos 25 anos a refletir sobre questões como a integração dos migrantes, identidade, direitos humanos e coesão social, tanto a nível local como global.

Os vídeos, com limite máximo de 5 minutos, podem ser de qualquer estilo e género - animação, documentário, ficção, musical, comédia, entre outros -, lê-se na página do concurso, cujo prazo para receção dos trabalhos termina a 15 de junho.

O júri internacional escolherá três vídeos, um para cada grupo etário (9-12, 13-17, 18-25), atribuindo-lhes um prémio de mil dólares, além de um convite (viagem e alojamento pagos) para participar na cerimónia de entrega das distinções, marcada para 3 de dezembro, em Nova Iorque.

Estão também previstos prémios distribuídos por organizações associadas ao concurso, como equipamento de vídeo, viagens, dinheiro e oportunidades profissionais. A SIGNIS elegerá um vídeo e, além de lhe atribuir um medalha, vai inclui-lo na Semana de Cinema Espiritual de Barcelona.

A Aliança das Civilizações é uma iniciativa associada às Nações Unidas que visa mobilizar agentes políticos e opiniões públicas para superar conflitos entre culturas ou religiões, em particular entre as designadas sociedades ocidentais e muçulmanas, contribuindo para conter as forças que inflamam o extremismo.

Desde sua fundação até 2013, o Alto Representante da ONU na Aliança das Civilizações foi o português Jorge Sampaio, que durante o mandato viu aumentar de 67 para mais de 135 o número de países membros.

Criada em 1951, a Organização Mundial para as Migrações é o principal organismo intergovernamental dedicado à área das migrações, contando em 2014 com 157 estados membros.

 

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 19.05.2015

 

 

 
Imagem Fotograma do filme "A letter from a refugee" (Dari Women Youth group) | D.R.
A SIGNIS elegerá um vídeo e, além de lhe atribuir um medalha, vai inclui-lo na Semana de Cinema Espiritual de Barcelona
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos