Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (31.7.2013)

Igreja deve ter maior «empenho» e «esforço material» no apoio aos emigrantes portugueses

A Obra Católica Portuguesa das Migrações considera que «o permanente crescimento da emigração portuguesa que, com o acentuar da crise que Portugal atravessa será ainda maior no futuro, exige das estruturas pastorais da Igreja um maior empenho e um maior esforço material».

Em comunicado dirigido a vários setores da Igreja em Portuigal, o organismo que em 2012 assinalou 50 anos destaca as dificuldades enfrentadas pelos migrantes, missionários e agentes pastorais que os acompanham.

A Obra das Migrações espera que a 41.ª semana nacional dedicada aos migrantes e refugiados, entre 11 e 18 de agosto, seja uma ocasião «especial» de atenção aos portugueses espalhados pelo mundo.

O ponto alto desta semana é a peregrinação dos migrantes ao santuário de Fátima, a 12 e 13 de agosto, presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, onde está instalada uma importante comunidade de emigrantes lusos.

Saiba mais.

 

«Fraternidade» e «cultura do encontro» são os temas da primeira mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz

Foto

A primeira mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro de 2014, vai ser dedicada à «fraternidade» e à «cultura do encontro».

«A fraternidade diz respeito a todos os aspetos da vida, incluindo a economia, as finanças, a sociedade civil, a política, a investigação, o desenvolvimento, as instituições públicas e culturais”, refere um comunicado do Vaticano.

A nota vinca que «a globalização da indiferença deve ser substituída por uma globalização da fraternidade” e realça a importância de se ser «solidário contra a desigualdade e a pobreza que enfraquecem a vida social».

Saiba mais.

 

Universidade Católica tem de mostrar «qualidade máxima» e fortalecer «cultura católica», diz reitora

FotoPedro Cunha/Público

A reitora da Universidade Católica Portuguesa sustenta que a instituição tem de ser «melhor» e mostrar «qualidade máxima» para atrair a escolha das famílias.

«Temos de fortalecer a nossa cultura católica, para que aqueles que nos escolhem saibam que são estes os valores que transmitimos às novas gerações e são esses valores que nós queremos que as novas gerações levem para a sociedade em geral”, afirmou Maria da Glória Garcia.

A jurista de 59 anos assinalou que «os desafios em tempos de crise são muito, muito grandes», dado que a Católica tem «uma concorrência muito grande da parte de outras universidades», além de cobrar «propinas a preços reais, o que não acontece com os outros, nomeadamente nas universidades do Estado».

A primeira mulher a ocupar o cargo de reitora assumiu funções em outubro de 2012, e poucos meses sofreu um «problema de saúde grave», de que se encontra ainda em recuperação.

Saiba mais.

 

Milícia islâmica ataca cristãos na República Centro-Africana

Mapa

Multiplicaram-se os atentados contra as comunidades cristãs na República Centro-Africana, desde que em março os rebeldes islâmicos tomaram a capital do país, Bangui.

«Não me posso calar quando se torturam e matam os centro-africanos, quando as nossas irmãs e as nossas mães são violadas, quando se consagra a impunidade e se impõe a ditadura das armas”, relata um bispo local, que também fala em «barbárie».

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que organizou uma campanha de angariação de donativos para apoiar as comunidades cristãs, refere a existência de sequestros, pilhagens de igrejas e outros edifícios, violações e destruição de bens.

Os hospitais não funcionam, as prateleiras das lojas estão vazias, não há alimentos e as escolas estão fechadas, adianta a mesma fonte.

 

Presidente da República visitou centro social da paróquia de Campeã

Foto

O presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, acompanhado pelo bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, visitou esta quarta-feira o Centro Social e Paroquial da Campeã.

O responsável máximo da instituição mostrou-se preocupado com a «situação dramática» dos idosos: «Hoje, para além das cerca de 150 pessoas que vão ser apoiadas pelo Centro, há muita gente que está em famílias de acolhimento e em outras situações».

O padre Manuel Queirós espera que a visita sirva para «alertar a sociedade portuguesa para o problema dos idosos no interior do país», bem como para a quebra demográfica que atinge a região.

O Centro Social e Paroquial da Campeã, que começou a ser construído em 2009, conta com lar e centro de dia. Em setembro deve ser inaugurada a creche, com capacidade para mais de 30 crianças.

Saiba mais.

 

Papa doa 20 mil euros à comunidade da Varginha

Foto

O Papa Francisco doou 20 mil euros à comunidade de Varginha, bairro pobre do Rio de Janeiro, que visitou aquando da sua viagem ao Brasil.

O coordenador da Pastoral das Favelas na Arquidiocese do Rio explicou que a aplicação da verba será decidida com os moradores.

«Pode ser que o melhor seja abrir uma creche, ou puxar uma rede de esgoto de mais qualidade, um saneamento básico melhor. Isso irá beneficiar a todos mais do que fazer um monumento», disse o padre Antônio Lopes.

A prefeitura (câmara municipal) do Rio de Janeiro anunciou que mais de três milhões de pessoas, de pelo menos 170 países, participaram nos eventos que a cidade acolheu para a Jornada Mundial da Juventude.

 

Saiba mais.

 

Twitter: Papa chega aos oito milhões de seguidores

Imagem

A conta do papa na rede social Twitter, "@pontifex", disponível em nove línguas, incluindo o português, ultrapassou os oito milhões de seguidores.

Francisco publicou mais de 110 mensagens na página principal, em inglês, desde o início do pontificado.

A presença de uma conta associada ao papa na rede que permite a publicação de mensagens até 140 caracteres começou com Bento XVI.

Saiba mais.

 

Fontes: Agência Ecclesia, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Jornada Mundial da Juventude
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 31.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página