Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

França

Igrejas abrem toda a noite

Cerca de duas centenas e meia de igrejas francesas vão estar abertas na noite de 7 de julho para acolher concertos, visitas guiadas e tempos de oração, revelou esta quinta-feira o jornal “La Croix”.

A segunda edição da "Noite das Igrejas”, que decorrerá em pelo menos 245 templos católicos de vários pontos do país, é promovida pela revista de arte sacra “Narthex” a partir de uma proposta da Conferência Episcopal Francesa.

O patrono da iniciativa, Michael Lonsdale, ator no filme “Dos homens e dos deuses”, sublinhou a proximidade «essencial e necessária» entre fé e arte.

«Para os cristãos o património acumulado ao longo dos séculos testemunha a fé, a oração e a liturgia tal como as viveram as gerações de que somos herdeiros. Para aqueles que nunca entram nas nossas igrejas e que ignoram quase tudo do verdadeiro sentido que elas exprimem, é uma ocasião de descoberta e, possivelmente, de aprofundamento», explicou por seu lado Emmanuel Bellanger, um dos responsáveis, no site da “Narthex”.

«Sabemos que o nosso património artístico é alimentado pela cultura bíblica e pela liturgia. No nosso mundo contemporâneo, onde a experiência sensível é tão importante e onde a cultura, em particular a religiosa, é tão fraca, pensamos que esta proposta de uma noite das igrejas é um meio, entre outros, de encontrar irmãos que não encontramos habitualmente», acrescentou.

Para o padre Gilles Drouin a iniciativa «permite oferecer muito concretamente a imagem de uma Igreja acolhedora», dado que «os portões totalmente abertos e iluminados ao longo da noite (...) são um sinal forte, um convite amistoso».

A noite das igrejas possibilita ainda, «a partir de uma iniciativa claramente eclesial, constituir parcerias fecundas com coletividades locais, o mundo cultural, e retomar de alguma forma a iniciativa em domínios onde a Igreja, destinatária exclusiva destes espaços, é vista muitas vezes como travão ou obstáculo», disse o sacerdote.

«A Igreja está imersa no mundo do seu tempo e portanto nos seus modos e maneiras de pensar; ela é também criadora de uma cultura sustentada pela sua experiência e práticas cultuais que não deve deixar escondida mas que pode alimentar a cultura ambiente», assinalou Emmanuel Bellanger.

 

FotoNoite das igrejas 2011. Foto: P. Razzo/Ciric

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem























Citação

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.