Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

Irmã Cristina Scuccia vence "The Voice" em Itália e termina concurso a rezar o Pai-nosso

A religiosa italiana Cristina Scuccia, de 25 anos, venceu esta quinta-feira a versão transalpina do "The Voice", concurso de talentos que seleciona a melhor voz através de votação por júri e pelo público.

Apresentando-se sempre com hábito monacal, e acompanhada por religiosas da comunidade e familiares, Cristina Scuccia, irmã Ursolina da Sagrada Família, estreou-se no programa a 19 de março com a música "No one", originalmente cantada por Alicia Keys.

O vídeo com esta versão, durante a prova cega feita pelos jurados/mentores, tem hoje mais de 50 milhões de visualizações. Após a exibição inicial, um dos membros do júri, Raffaella Carra, perguntou a Cristina se era mesmo uma freira.

«Sim, sou verdadeiramente uma irmã», respondeu, acrescentando: «Vim aqui porque tenho um dom e quero partilhar esse dom.»

Antes de ser religiosa, Cristina frequentou cursos de canto, apresentando-se, com a sua banda, em casamentos e festas na ilha da Sicília, de onde é natural.

Seguindo a ambição de tornar-se cantora, muda-se para Roma, frequentando a "Star Rose Academy", escola fundada pelas Irmãs Ursolinas e dirigida pela ex atriz Claudia Koll. Do encontro entre arte e espiritualidade nasce a vocação à vida consagrada.

Depois do noviciado, no Brasil, regressa a Itália, tendo participado no processo de seleção de dois concursos de talentos.

No "The Voice", escolheu como mentor o primeiro dos membros do júri a voltar a cadeira: J-Ax, abreviatura de "Joker Alex", nome artístico de Alessando Aleotti, rapper nascido em Milão no ano de 1972 e conhecido em Itália como cofundador do grupo "Articolo 31".

FotoIr. Cristina Scuccia durante a final

Na final do concurso, transmitida em direto pelo canal Rai 2, a irmã Cristina defrontou Tommaso Pini, Giorgia Pino e Giacomo Voli, todos em disputa por um contrato discográfico.

Cada concorrente apresentou um tema inédito, cantou com um mentor e convidados internacionais, a boys band australiana "5 Seconds of Summer" e o grupo rock britânico"Clean Bandit".

A vencedora, com 62% dos votos, foi apurada após recurso exclusivo ao televoto, somando a votação obtida na última semana, aberta logo depois de terminada a meia-final, e os obtidos durante a sessão desta noite.

Questionada pelos jornalistas antes da final, a irmã Cristina referiu-se à sua participação no concurso: «Foi uma experiência belíssima, que me deixou uma grande riqueza, quer humana, quer artística, por ter encontrado os outros concorrentes e o mentor».

«A relação com J-Ax foi, ao início, muito curiosa, até porque ele foi sempre atento a respeitar a minha pessoa, e não só na escolha das músicas. Às vezes saía-se com frases como "tenho de parar de dizer asneiras porque a irmã vem aí"», contou.

Sobre uma possível vitória, a irmã Cristina declarou: «Procuro sempre viver o momento presente, e o futuro deixo-o nas mãos da Providência. Quaisquer que sejam as escolhas dos meus superiores, eu continuarei a cantar em todo o lado que o Senhor me chame, seja numa praça, seja num oratório».

Antes da cantar pela última vez, naquela que foi a música final do programa, a irmã Cristina convidou o auditório a rezar o Pai-nosso.

 

 

 

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Cristina Scuccia com o troféu

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página