Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

João Gil: de acólito a compositor de missa

O cantor e compositor João Gil é o autor das músicas da “Missa Brevis”, disco com textos litúrgicos cantados em latim que vai ser lançado em outubro, no âmbito do Ano da Fé, que a Igreja Católica assinala a partir desse mês até novembro de 2013.

Durante a infância o co-fundador dos Trovante e Ala dos Namorados, entre outras bandas, ajudou nas celebrações eucarísticas.

«Quando me ocorreu compor uma Missa Brevis, lembrei-me dos tempos em que acolitava ainda muito criança lá na Covilhã; lembrei-me do meu irmão José Alberto Gil, compositor com quem partilhava o quarto e que me inundava os dias com enxurradas de Mozart e Bach», disse à Renascença.

João Gil recordou também a mãe, «pessoa de enorme sensibilidade» que «soube transmitir o bom senso e a compreensão do mundo espiritual».

A “Missa Brevis” conta com a participação de Luís Represas, com quem João Gil tem trabalhado em vários projetos, Manuel Rebelo (voz), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo), num grupo intitulado "Cantate". 

O presidente do Conselho de Gerência do grupo Renascença, parceiro na edição do cd, sublinhou que «é sempre adequado chamar os artistas a manifestarem, da forma que lhes é própria, a sua fé ou sua busca de sentido».

«Esta atenção à sensibilidade do mundo contemporâneo para a relação entre fé e arte é uma das indicações pastorais apresentadas para a celebração do Ano da Fé, que se avizinha», acrescentou. 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.08.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
João Gil

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.