Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Livros, poesia, encontros: José Tolentino Mendonça entre Macau, Paris e Lisboa

Imagem

Livros, poesia, encontros: José Tolentino Mendonça entre Macau, Paris e Lisboa

O padre José Tolentino Mendonça é um dos participantes do Festival des Outre-Mers, em Paris, que «desde 2011 convida o público à descoberta de artistas singulares e de territórios fora do comum».

«Através da literatura, ciências humanas, música, cinema, artes plásticas ou fotografia», a iniciativa «abres janelas inesperadas sobre a diversidade do mundo contemporâneo», lê-se na página do Festival.

A conversa de Catherine Dumas, docente da Universidade da Sorbonne Nouvelle - Paris III, com o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura está marcada para este sábado, às 15h00, nas instalações do Centro Calouste Gulbenkian.

«José Tolentino Mendonça é uma das vozes mais originais da poesia portuguesa contemporânea que estabelece um diálogo permanente com as grandes questões do presente. Cada poema constitui um passo face ao vazio que ameaça o mundo, para o qual é preciso encontrar um caminho e um centro», refere o site da iniciativa.

A 7 de outubro o Instituto Católico de Paris recebeu o autor para uma conversa sobre o livro "Petit traité de l'amitié" (Pequeno tratado da amizade), publicado originalmente em Portugal com o título "Nenhum caminho será longo - Para uma teologia da amizade".

O sacerdote madeirense está também traduzido em língua francesa com o livro de poesia "La nuit ouvre mes yeux" ("A noite abre meus olhos"), e encontra-se representado na antologia "18+1 poètes contemporains de langue portugaise" (Paris, Camões/Chandeigne, 2000).

Na segunda-feira, 13 de outubro, o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa apresenta, com Esther Mucznik, o livro "Francisco - De Roma a Jerusalém", da autoria do jornalista Henrique Cymermann e do editor e escritor Jorge Reis-Sá.

A sessão dedicada ao novo volume da editora Guerra e Paz está agendado para as 18h30, no centro comercial El Corte Inglés, em Lisboa (7.º andar).

No dia seguinte realiza-se o lançamento do mais recente livro de Tolentino Mendonça, "A mística do instante" (Paulinas Editora), que o jornalista Carlos Vaz Marques vai apresentar às 19h00 na Fnac-Chiado, em Lisboa.

Em setembro, o biblista esteve em Macau, onde no dia 25 proferiu a conferência "O contributo da cultura para o desenvolvimento", na Galeria da Fundação Rui Cunha.

Dois dias depois participou numa sessão de poesia na Livraria Portuguesa, centrada no seu livro "A noite abre meus olhos". O programa incluiu a sessão de entrega de diplomas de conclusão de curso de mais de 300 finalistas da Universidade de São José, ligada à Universidade Católica, que ocorreu na sé macaense.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.10.2014 | Atualizado em 23.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos