Cinema
Júri católico no Festroia distingue "O Colapso do Círculo Quebrado"
O júri católico presente na 29.ª edição do festival de cinema Festroia, que começou no dia 7 de junho em Setúbal, premiou o filme "O Colapso do Círculo Quebrado" ("The Broken Circle Breakdown"), realizado em 2011 pelo belga Felix Van Groeninger.
O prémio da Signis, Associação Católica Mundial para a Comunicação, distinguiu uma história sobre um casal fora do comum dedicado à interpretação de música country na Bélgica e que se confronta com o luto.
A declaração dos jurados enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), organismo associado da Signis em Portugal, refere que «a apaixonada relação» do casal narrada ao longo de 1h41 «é testada através das diferentes visões de crença e descrença».
«O filme desafia-nos a encontrar a nossa própria maneira de aceitar o círculo de vida e morte», lê-se no texto assinado pelo júri, composto pelo padre Daniel Nascimento, da diocese de Setúbal, Inês Gil, professora universitária de disciplinas ligadas à Sétima Arte e membro do Grupo de Cinema do SNPC, bem como Natalie Resch (Áustria), Magali Van Reeth (França) e Davide Zordan (Itália).
"O Colapso do Círculo Quebrado" conquistou também o Golfinho de Ouro para o melhor filme do Festroia 2013.

O júri atribuiu também uma menção honrosa a "Baby Blues", filme de 1h38 realizado em 2012 pela polaca Kasia Roslaniec, obra «com um estilo dinâmico e nervoso» que conta a história de Natalia, «mãe adolescente cuja falta de cuidado será fatal».
«Seguindo uma geração jovem abandonada ao seu próprio egoísmo, e sem referências religiosas, culturais e políticas, a realizadora abre um espaço de reflexão que nos permite ultrapassar o sentido de um fim sem saída», assinala o júri.
A Secção Oficial (competitiva) do Festroia, objeto da avaliação do júri Signis, é composta por obras inéditas em Portugal, quer no campo da exibição comercial cinematográfica quer no da difusão televisiva, provenientes de países cuja produção ou coprodução não exceda trinta filmes por ano.
Os prémios da edição de 2013 foram anunciados sábado à noite..
O Festroia, que termina este domingo, apresentou 47 filmes a concurso, distribuídos pela «Secção Oficial», «Primeiras Obras« e «O Homem e a Natureza».
Júri Signis no Festroia
Rui Jorge Martins
© SNPC |
16.06.13








