Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Edição de 2013

Júri do Prémio Árvore da Vida destaca competência profissional e testemunho cristão de Roberto Carneiro

A competência profissional, a intervenção em favor do bem comum e o testemunho cristão foram os principais critérios para a entrega a Roberto Carneiro do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, atribuído anualmente pela Igreja Católica.

A personalidade escolhida para receber o galardão criado com o objetivo de distinguir um percurso ou obra que refletem o Humanismo e a experiência cristã, foi anunciada esta sexta-feira pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), que atribui o prémio, e pela Renascença, que o patrocina desde a primeira edição, há nove anos.

Roberto Carneiro «é uma pessoa de referência a nível social, cultural e político, bem como em termos de presença cristã no mundo», declarou o bispo D. João Lavrador, um dos jurados ouvidos pelo SNPC.

Para o vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, a distinção é o «reconhecimento» do que Roberto Carneiro «tem feito em prol da sociedade», através de uma «atuação de relevo» nas «várias realidades onde a Igreja quer estar presente».

Maria Teresa Dias Furtado, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sublinhou que Roberto Carneiro se afirmou «pela dedicação sem medida à tarefa educativa, antes e depois de ser ministro [da Educação], enquanto pai de família, impulsionador de projetos e pessoa de uma alta coerência cristã na sua vida».

O premiado é uma personalidade que «ao nível da cultura, da política e do bem comum tem marcado a condição portuguesa, pelo que é altamente merecedor desta homenagem e reconhecimento», realçou o sacerdote jesuíta António Vaz Pinto, diretor da revista “Brotéria”.

José Luís Ramos Pinheiro, administrador do grupo r/com (Renascença), considera que Roberto Carneiro deixou «uma marca de excelência, nas últimas décadas, do ponto de vista da intervenção cultural, cívica e política».

A escolha do júri enquadra-se nas personalidades distinguidas desde a primeira edição, «que se notabilizam na sociedade portuguesa pelo pensamento cristão e, ao mesmo tempo, pela grande liberdade de espírito – ambas as dimensões estão unidas –, a par de uma intervenção social relevante», assinalou.

«Numa época atormentada pela incerteza sobre o nosso presente nacional, e quando se assiste, de novo, à interrogação sobre as opções fundamentais, a personalidade do engenheiro Roberto Carneiro testemunha a aposta inequívoca a fazer na pessoa humana, a começar pela educação, base de todo o desenvolvimento verdadeiro e de qualquer cidadania que se pretenda assumida e ativa», lê-se na declaração do júri.

O prémio, no valor de 2500 euros, a que se junta a escultura “Árvore da Vida”, concebida por Alberto Carneiro, vai ser entregue em sessão pública marcada para a próxima sexta-feira, 21 de junho, em Fátima, às 10h00, na abertura da 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema “Culturas Juvenis Emergentes”.

FotoP. José Tolentino Mendonça, Maria Teresa Dias Furtado, D. João Lavrador, José Luís Ramos Pinheiro e P. António Vaz Pinto: membros do júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes 2013

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Roberto Carneiro

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página