Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornada da Pastoral da Cultura 2013

Jovens em Portugal: da frustração à crença

«Frustração» foi uma das palavras mais ouvidas durante as primeiras intervenções na 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre hoje em Fátima, a par de uma atitude de crença e esperança.

Perante as mais de 120 pessoas presentes no encontro dedicado às "Culturas Juvenis Emergentes", Manuel Fúria frisou que «ser jovem é difícil e frustrante», e falou do «risco de Portugal começar a ser construído fora de Portugal» devido à emigração.

«Ser jovem é dizer que viver não é inútil», frisou o cantautor, enquanto que João Rafael Brites vincou o seu propósito de vida: «Na medida em que depender de mim, vou lutar pelas causas e convicções em que acredito».

O ativista social lembrou que há jovens a recorrerem a formas de expressão que muitos consideram «marginais», como os graffitis, para dessa forma transformarem as suas comunidades.

«Somos os lídereres de hoje, se o quisermos» - e não uma promessa de «futuro», salientou o criador do projeto "Transformers", acrescentando que a sociedade não está habitualmente aberta a aceitar que os jovens se emancipem no que diz respeito às suas escolhas pessoais e artísticas.

Por seu lado o sociólogo José Machado Pais notou que as recentes manifestações dos jovens querem dizer uma «palavra denunciadora de um presente para esquecer e anunciadora de um futuro para conquistar».

Na sua conferência o investigador admitiu que «alguns» jovens vivem hoje «numa zona de conforto», mas outros «buscam desesperadamente trabalho, dia-a-dia, e não o encontram».

Os jovens «vivem numa realidade labiríntica e as suas próprias vidas fazem parte desse labirinto», assinalou.

A Jornada começou a entrega da edição de 2013 do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes a Roberto Carneiro, que se distinguiu nas áreas da educação e do encontro de culturas.

O encontro prossegue à tarde com Manuel Fúria, que interpreta obras do seu trabalho "Manuel Fúria Contempla Lírios do Campo", o teólogo José Frazão Correia e os atores Miguel Loureiro, Flávia Gusmão e Pedro Lacerda, que vão ler excertos de "A Vida de Maria", de Rainer Maria Rilke.

A sessão de encerramento conta com as intervenções do bispo D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e do padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Foto

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. Pio Alves

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.