Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Lançamento dos três primeiros volumes da Obra Completa do Padre António Vieira

O bispo do Porto e historiador D. Manuel Clemente é uma das personalidades que vai apresentar a 4 de abril, em Lisboa, os três primeiros volumes, de um conjunto de 30, da Obra Completa do Padre António Vieira (1608-1697), publicada pelo Círculo de Leitores.

O projeto intitulado “Vieira Global”, onde estes volumes se integram, envolve cerca de meia centena de especialistas e investigadores de Portugal e do Brasil, que estão a realizar uma pesquisa de mais de 20 mil páginas para certificar e preparar, pela primeira vez, a publicação de todos os testemunhos escritos atribuídos ao sacerdote jesuíta.

Um quarto da obra completa daquele que é considerado o maior orador português é constituído por textos inéditos ou parcialmente inéditos, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Imagem

«Esta é uma edição sonhada há mais de 150 anos por gerações diferentes de estudiosos da Língua e da Cultura Portuguesas, quer portugueses, quer brasileiros, quer ainda oriundos de outras nacionalidades. Conhecem-se mais de uma dezena de projetos de edição da obra completa daquele que foi considerado por Fernando Pessoa como sendo o Imperador da Língua Portuguesa. Nenhum deles chegou ao fim em razão de vicissitudes várias», explicam José Eduardo Franco, coordenador da coleção, e Pedro Calafate, filósofo e professor catedrático da Universidade de Lisboa, especialista no estudo do barroco e do racionalismo iluminista do século XVIII.

Imagem

Em entrevista publicada na revista do Círculo de Leitores, os responsáveis referem que «a dimensão, a dispersão e a complexidade dos textos de Vieira acabaram por se erguer como obstáculos fortes» à conclusão da obra completa «daquele que, sem dúvida, é, ao lado de Camões na Poesia, o autor cimeiro» da prosa em Portugal.

«A obra revelará a militância do missionário, a eloquência do pregador, o empenho e a argúcia política do conselheiro e diplomata ao serviço do Rei de Portugal D. João IV, o crítico vigoroso da discriminação social contra judeus e escravos, a defesa de uma sociedade cristã mais coerente que não segregasse cristãos-novos de cristãos-velhos,  o denunciador da corrupção, o professor e o poeta inspirado, o anunciador de futuros de esperança em tempo de crise dolorosa com que o nosso país então se debatia», acrescentam.

Imagem

«O poder da convicção, a defesa da tolerância e da dignidade de toda a pessoa humana e a importância de entregar a vida por causas nobres são alguns aspetos da vida e obra do Padre António Vieira que podem inspirar os homens e as mulheres dos nossos dias», sublinham.

O lançamento, que conta também com a intervenção de João Adolfo Hansen, investigador da Universidade de São Paulo, realiza-se às 18h00 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Imagem

O programa da sessão prevê a participação do Teatro Éter e António Mortágua, que encenarão um sermão de Vieira, e da Ai Deus i u é, Banda de Investigação da Universidade de Lisboa. Na ocasião é inaugurada uma exposição de aguarelas de João Alvim inspirada na obra do orador.

No dia 5 de abril os volumes são apresentados no Porto, às 18h30, na Casa da Música, por Viriato Soromenho-Marques. O lançamento conta com a participação artística do Departamento de Música da Universidade do Minho e do Sindicato da Poesia.

 

© SNPC | 27.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.