Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Letra para um hino

Imagem

Letra para um hino

São mais que muitos os comentários sobre os acontecimentos quentes. Mais que quentes, muitos são escaldantes e intrometem-se em todos os recantos, sentimentos, raivas e afectos da vida. Despertam desejos escondidos de participar, exprimir e por vezes excitar a opinião pública onde cada um lança a sua sentença como se fora a última palavra, antes mesmo de o acontecimento ser inteiramente claro. Por isso muitas vezes os comentários quase se antecipam aos factos. Acontece no campo civil, militar, desportivo, religioso, triunfal, humilhante, de glória ou revolta. É nessa explosão que a sociedade, inundada de informação, sacode a rotina e intervém, a seu nível, no café, nos transportes, no trabalho, no grupo familiar e de amigos. Sobem exclamações, brados, surpresas no choque com o impensável.

É a emoção que cobre o acontecimento com manto denso que parece sufocar a existência e pensar que o mundo anda em vésperas de fim ou tem de começar de novo. Até que outro acontecimento ocupe o seu lugar e manche a cinco colunas a primeira página do nosso quotidiano. Depois, depois é o tempo que abate a poeira, levanta os véus, oferece novos contornos e finalmente oferece oportunidades à reflexão serena, aproximação da verdade, para que esta espreite sobre as primeiras impressões e nos diga afinal o que se passou e o que significa. Isto acontece sobretudo quando andamos nervosos à procura da caixa negra de qualquer episódio que parecia impossível de acontecer. Mas aconteceu. Talvez nesta penumbra ande inscrita uma pequena parábola que afinal é a chave da história do mundo inclusive a da salvação.

Lembro-me, em França, quando por lá passei na década de oitenta, que havia um jornal que se considerava quase impossível de existir: o “Le Canard Enchainé”, protótipo da irreverência, do sensacionalismo e das notícias tabu, mas símbolo manifesto da liberdade de expressão, apesar de muitos discordarem da forma como narrava alguns factos. O massacre aterrador executado no jornal satírico “Charlie Hebdo”, mesmo com algumas reservas sobre a forma como este abordava alguns temas, deixou o mundo boquiaberto, sem acreditar no que via e ouvia. Mas despertou um novo e unânime hino à liberdade que a Europa já há alguns anos não entoava com tanto vigor e convicção. E a afirmação destemida dos valores que constituem um património da humanidade. Daí a multiplicação dos gestos, das palavras, dos avisos, dos protestos e das manifestações. Uma nova letra para um velho hino. Em liberdade.

Foi também a liberdade o dom mais arriscado que Deus nos concedeu. Sem ela o mundo seria muito certinho, mas composto apenas de escravos.

 

P. António Rego
Publicado em 12.01.2015 | Atualizado em 22.04.2023

 

 
Imagem
O massacre aterrador executado no jornal satírico “Charlie Hebdo” despertou um novo e unânime hino à liberdade que a Europa já há alguns anos não entoava com tanto vigor e convicção
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos