Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Artes plásticas

Lourdes Castro distinguida com prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte

Lourdes Castro e Francisco Castro Rodrigues foram distinguidos com a edição de 2010 dos prémios da Secção Portuguesa (SP) da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), em parceria com o Ministério da Cultura.

À artista plástica (Funchal 1930) foi entregue o Prémio Artes Visuais e ao arquiteto o Prémio Arquitetura, ambos por unanimidade. Do comunicado de imprensa:

«O Júri considerou definitiva (...) a exposição antológica, “À luz da sombra”, realizada no Museu de Serralves em 2010, na qual as grandes qualidades de invenção plástica a partir de valores inefáveis como as linhas, as sombras ou a leveza, de referências como o espaço intimista e o universo relacional e da componente performativa associada ao teatro de sombras, de uma artista que se torna visível para a crítica portuguesa a partir dos anos de 1960, ficaram particularmente sublinhados na sua expressividade e eficácia.

Feita de cumplicidades, também estéticas, com Manuel Zimbro (1944-2003), com quem partilhou um projeto de vida e de obra, a exposição constituiu um expoente significativo da forma simples e autêntica com que Lourdes Castro transfigura os gestos do quotidiano.

No final dos anos de 1950 Lourdes Castro partiu para Munique e depois para Paris onde fundou, com René Bertholo, a revista “KWY.

FotoObra de Lourdes Castro na Capela do Rato, Lisboa. Foto: rm

A produção de objetos em assemblage, na década de 1960 e a posterior utilização de plexiglas na fixação de silhuetas e no jogo com as transparências tornam-se procedimentos determinantes do seu percurso artístico. As sombras serão também projetadas em lençóis bordados e num “Grande Herbário de Sombras”, a par dos projetos de encenação.

“Pelas Sombras”, filme realizado por Cataria Mourão (1997, ed. DVD Midas Filmes: 2010), exibido no contexto da exposição de Serralves, documenta e sobreleva, da artista, uma relação sempre íntima e exaltada entre a arte a vida.»

O júri foi constituído por Manuel Graça Dias, presidente da SP/AICA, que presidiu, Leonor Nazaré, vice presidente da SP/AICA, e pelos críticos Ana Vaz Milheiro (arquitetura), e para as artes visuais Lúcia Marques e Paulo Pires do Vale, membro do grupo de trabalho do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O documentário "Pelas Sombras" foi recentemente exibido na Capela do Rato, em Lisboa, espaço que atrás do altar apresenta uma obra de Lourdes Castro.

FotoCatedral de Sumbe, do arq.º Francisco Castro Rodrigues. Foto: Cristina Salvador

 

© SNPC | 28.03.11

Imagem
Obra de Lourdes Castro
Rita Burmester
Fundação de Serralves

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página