Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Madalena Cabral recebe prémio de "Personalidade do Ano" da Associação Portuguesa de Museologia

A Associação Portuguesa de Museologia entrega esta sexta-feira, em Lisboa, o prémio de “Personalidade do Ano” a Madalena Cabral, que integrou o Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR).

A distinção, que segundo a Associação enaltece um percurso «que se destacou pelo pioneirismo e impulso aos serviços educativos dos museus», a começar no do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), o primeiro em Portugal, vai ser recebida por José Luís Porfírio.

Madalena Cabral, hoje com 91 anos, contribuiu para a renovação da paramentaria no âmbito do MRAR, criado no início dos anos 50 do século XX com vista à elevação da arquitetura religiosa e da arte sacra em Portugal a uma maior dignidade e qualidade plástica.

O movimento constituiu-se numa oposição formal à manutenção dos modelos arquitectónicos de cariz tradicionalista nas novas construções religiosas dos centros urbanos de Lisboa e Porto.

A ligação ao MRAR remonta à pertença de Madalena Cabral à União Noelista Portuguesa, que tinha entre as suas principais atividades a confeção de alfaias litúrgicas para igrejas pobres.

Em 1945 as Noelistas organizam a primeira Exposição de Arte Sacra Moderna, e o MRAR, fundado anos depois, viria a acolher Madalena Cabral e Maria José Mendonça, ambas pertencentes à União Noelista.

O MRAR integrou como membros mais activos arquitetos, artistas plásticos e historiadores, como Nuno Teotónio Pereira, João de Almeida, Nuno Portas, Erich Corsépius, Diogo Pimentel, Luíz Cunha, António Freitas Leal, Manuel Cargaleiro, José Escada, Flórido de Vasconcelos e Maria José de Mendonça.

A sessão de entrega dos prémios da APOM, que distinguem museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor, realiza-se às 16h00 no Museu das Comunicações.

 

© SNPC | 12.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página