Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta livro "Porque devemos chamar-nos cristãos"

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta na próxima terça-feira, 10 de setembro, o livro "Porque devemos chamar-nos cristãos - As Raízes Religiosas das Sociedades Livres", de Marcello Pera, político e antigo presidente do Senado italiano.

A obra, prefaciada pelo papa emérito, Bento XVI, constituiu o primeiro volume da chancela Frente e Verso, ligada ao Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus.

O autor sustenta que «os liberais», se pretendem «vencer as debilidades do liberalismo atual e enfrentar com vigor renovado os desafios postos, hoje, às sociedades livres», têm de se «reconhecer culturalmente cristãos – o que não implica ser cristão crente nem renunciar à laicidade do Estado».

A «identidade cultural do liberalismo está em causa nos debates que atravessam, hoje, a Europa e o Ocidente, em geral. Filho da tradição judaico-cristã, o liberalismo não pode renunciar à sua identidade originária sem renunciar a si mesmo».

«Sem aquela tradição, aspectos essenciais do liberalismo – como os direitos do homem, a liberdade individual, a anterioridade do individuo face ao Estado, a prevalência do Estado de direito – ficam sem fundamento e perdem a garantia de universalidade, essencial para a sua compreensão e afirmação», defende Marcello Pera.

«A “apostasia do Cristianismo”» é «a doença das sociedades livres», que se manifesta por sintomas como «a incapacidade de unir a Europa, devido à recusa em reconhecer a alma que a anima; o esgotamento do Estado social; a debilidade cultural do Ocidente face a culturas alheias à sua tradição, sobretudo a islâmica; o relativismo e o multiculturalismo; a falência ética do Ocidente».

Neste sentido, argumenta o autor, «a sobrevivência do liberalismo e das sociedades livres» depende de «uma renovada compreensão das suas origens e da afirmação descomplexada dessas origens», o que, se não acontecer, conduzirá ao fim do l liberalismo e à perda de identidade das «sociedades livres do Ocidente».

A sessão de apresentação do livro (246 pp., 18,00 €) decorre às 18h30, na FNAC Chiado.

A editora Frente e Verso privilegia a publicação de obras que «ajudem a enriquecer o debate no espaço público e a entender o papel do Cristianismo na configuração cultural do Ocidente», bem como a favorecer «a inteligência da fé cristã».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa























Foto
Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página