Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Mensagem pascal do papa Francisco: que as flores tomem o lugar do deserto e a guerra dê lugar à paz

O papa Francisco presidiu este à primeira missa de Domingo de Páscoa no Vaticano desde que foi eleito bispo de Roma. A mensagem pascal, proferida após a celebração, lançou um convite à renovação do coração.

Parte da mensagem centrou-se também no apelo à paz no mundo. Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de S. Pedro o papa lembrou alguns dos conflitos em curso, sem esquecer a ameaça de guerra que paira sobre a península coreana. Apresentamos alguns excertos da mensagem.

«Que grande alegria para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Desejo que chegue a cada casa, a cada família, especialmente onde há maior sofrimento, nos hospitais, nas prisões...»

«O que significa que Jesus ressuscitou? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e que a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas regiões de deserto que estão no nosso coração.»

«Eis a Páscoa: é o êxodo, a passagem do homem da escravidão do pecado, do mal, à liberdade do amor, do bem» (...) [que deve] atuar em cada tempo, nos espaços concretos da nossa existência, na nossa vida de cada dia.»

«Quantos desertos, também hoje, o ser humano deve atravessar. Sobretudo o deserto que está dentro dele, quando falta o amor por Deus e pelo próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e nos dá. Mas a misericórdia de Deus pode fazer florir também a terra mais árida, pode tornar a dar a vida aos ossos ressequidos.»

«Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos a poder do seu amor transforme também a nossa vida; e tornemo-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, salvaguardar toda a criação e fazer florir a justiça e a paz.»

«Peçamos a Jesus ressuscitado, que transforma a morte em vida, de mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz.»

«Cristo é a nossa paz e através dele imploramos a paz para o mundo inteiro. Paz para o Médio Oriente, em particular entre israelitas e palestinianos (...). Paz no Iraque (...) e sobretudo para a amada Síria. pela sua população ferida pelo conflito e por numerosos refugiados, que esperam ajuda e consolação. Quanto sangue foi derramado! E quanto sofrimento deve ser ainda infligido antes que se chegue a encontrar uma solução política para a crise?»

«Paz para a África, ainda palco de conflitos sangrentos. No Mali (...), na Nigéria (...), no leste da República Democrática do Congo e na República Centro-Africana (...).»

«Paz na Ásia, sobretudo na península coreana, para que se superem as divergências e amadureça um renovado espírito de reconciliação. (...) Paz à nossa Terra! Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das calamidades naturais (...).»

«Caros irmãos e irmãs, a todos vós que me escutais de Roma e de todos os cantos do mundo, dirijo o convite do Salmo: «Dai graças ao Senhor porque é bom, / porque o seu amor é para sempre. / Diga Israel: / "O seu amor é para sempre" [Salmo 117, 1-2).»

«Boa Páscoa! Sede portadores nas vossas famílias e nos vossos países da mensagem de alegria, de esperança e de paz que a cada ano, neste dia, se renova fortemente: o Senhor ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, ampare todos, especialmente aos mais frágeis e necessitados. Obrigado pela vossa presença e pelo testemunho da vossa fé.»

«Cristo ressuscitado vos guie a todos e a toda a humanidade sobre sentimentos de justiça, de amor e de paz.»

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 31.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Praça de S. Pedro, Vaticano
31.3.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página