Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Moonrise kingdom

Sam, um orfão de doze anos, é mandado à revelia pelos seus tutores para a ilha de New Pezance, no Reino Unido, a fim de aprender boas condutas de vida e cidadania num campo de férias com os escoteiros.

Um génio muito particular e uma vontade férrea reúnem as condições essenciais para depressa encontrar forma de se evadir do campo. Mas com um objetivo preciso: reencontrar Suzy, a menina que conhecera no verão anterior e com quem manteve uma longa e permanente correspondência, ambos sonhando fugir um dia e viver uma magnífica aventura.

O desaparecimento de Sam provoca o caos no campo de férias e eis que começa a verdadeira aventura: a dos dois fugitivos tentando viver um idílio adolescente e a dos responsáveis do campo, tutores, polícia e serviços sociais desdobrando-se para os encontrar. Uma aventura com gosto diferente para uns e para outros que uma tempestade de verão vem agitar... ainda mais!

Fotograma

Wes Anderson, realizador, argumentista e ator, que deixa transparecer nos seus filmes o impacto das suas influências pessoais através de evocações familiares, de infância ou referências do cinema, sempre com ironia e humor, viu já por duas vezes reconhecido o seu valor para a indústria do cinema com a nomeação para os Óscares de Melhor Filme de Animação (O Fantástico Senhor Raposo, 2009) e Os Tennenbaums – Uma Comédia Genial.

Fotograma

“Moonrise Kingdom”, filme de abertura da mais recente edição do Festival de Cannes, é uma comédia dramática recheada de sonho e evocações de infância e adolescência que, não obstante o contexto muito próprio de uma certa década de 50 britânica, nos devolve à vez o seu melhor e o seu pior.

Fotograma

Talvez por isso, por uns estarem já suficientemente distantes e outros ainda não, o filme possa agradar bem mais a adultos do que a crianças em fase de passagem à adolescência, como os bons protagonistas Sam e Suzy.

Fotograma

Um filme concebido de forma enérgica e viva, contando com um versátil elenco de nomes bem conhecidos como Frances McDormand, Bill Murray, Tilda Swinton, Edward Norton e Bruce Willis.

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
12.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.