Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

«É muito importante ir à missa ao domingo», sublinha papa Francisco, que explicou significado da Eucaristia

A Eucaristia «é um dom muito grande e por isso é muito importante ir à missa ao domingo», afirmou hoje o papa Francisco no Vaticano, durante a audiência geral semanal, em que prosseguiu a catequese sobre os sacramentos.

«O que vemos quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, a missa, já nos faz intuir o que estamos para viver. Ao centro do espaço destinado à celebração encontra-se o altar, que é uma mesa, coberta por uma toalha, e isto faz pensar num banquete», referiu o papa, citado pela Rádio Vaticano.

A explicação da geografia eucarística e do seu significado prosseguiu com a cruz, colocada «sobre a mesa», indicando que sobre o altar é oferecido o «sacrifício de Cristo», o «alimento espiritual» que se recebe «sob os sinais do pão e do vinho».

«Próximo da mesa está o ambão, isto é, o lugar do qual se proclama a Palavra de Deus: e isto indica que ali nos reunimos para escutar o Senhor que fala mediante a Sagrada Escritura, e daí que o alimento que se recebe é também a sua Palavra», explicou.

A Palavra e o Pão na missa «tornam-se um só, como na Última Ceia, quando todas as palavras de Jesus, todos os sinais que realizou, se condensaram no gesto de partir o pão e oferecer o cálice, antecipação do sacrifício da cruz».

Neste sentido, prosseguiu, «a celebração eucarística é bem mais do que um simples banquete», tornando-se o «memorial da Páscoa de Jesus», centro da salvação.

«“Memorial” não significa só uma recordação, uma simples recordação, mas quer dizer que cada vez que celebramos este sacramento, participamos no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo», assinalou.

A Eucaristia constitui, por isso, o núcleo da ação de Deus no ser humano: «Jesus, fazendo-se pão partido por nós, derrama com efeito sobre nós toda a sua misericórdia e o seu amor, e assim renova o nosso coração, a nossa existência e o nosso modo de nos relacionarmos com Ele e com os irmãos».

«É por isto que comummente, que nos aproximamos deste sacramento, se diz que se vai “receber a comunhão”», o que significa que a participação na Eucaristia conforma a pessoa «de modo único e profundo a Cristo», antecipando o «banquete celeste», onde se terá «a alegria inimaginável de contemplar Deus face a face», acentuou. 

No fim da audiência, Francisco lembrou que a Igreja evoca hoje Santa Ágata, virgem e mártir: «A sua virtude heróica vos estimule, queridos jovens (...). Ajude-vos a compreender a importância da pureza e da virgindade; ajude-vos, queridos doentes, a aceitar a cruz em união espiritual com o coração de Cristo; e vos encoraje, queridos novos esposos, a compreender o papel da mulher na vossa vida familiar».

A palavra "eucaristia", de origem grega, compõe-se de "eu" (bom) e "charis" (graça), boa graça quando se refere a ação de Deus para a humanidade, ou ação de graças quando diz respeito aos seres humanos em relação a Deus.

O termo "missa" radica do latim "mittere" (enviar, despedir), tendo-se convertido, com o tempo, na celebração que nos primeiros tempos do cristianismo se chamou "Fração do Pão" e "Ceia do Senhor", e que atualmente é também designada por Eucaristia.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Foto de arquivo

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página