Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fátima

Museu de Arte Sacra e Etnologia apresenta exposição de fotografia e propõe curso sobre "diálogos pós-coloniais"

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, apresenta a exposição "Damas de Carvão", com 23 fotografias obtidas pela jornalista Ana Paula Ribeiro na Costa do Marfim.

A repórter da revista "Fátima Missionária" visitou as carvoarias de San Pedro, «onde dezenas de mulheres trabalham, todos os dias, na produção de carvão vegetal», explica um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Com os desperdícios de uma serração, fazem montes de pedaços de madeira e serradura, calcam com as mãos e deixam arder durante uma semana. Separam depois o carvão da cinza, que embalam em sacos de plástico para vender», refere a nota.

A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00, até 31 de março.

A instituição dos Missionários da Consolata que em 2011 e 2012 recebeu menções honrosas da Associação Portuguesa de Museologia, propõe a 6 de abril o curso livre “O desafio do outro: diálogos pós-coloniais”.

«O pós-colonialismo surge como um meio de refletir e desconstruir os efeitos da colonização e as novas formas de dominação», que se combatem «através da educação, da arte e das práticas de cidadania», bem como pela «reflexão crítica sobre as ideias da opressão e do autoritarismo colonial».

A iniciativa, que se dirige a técnicos de museus e instituições culturais, curadores, professores, artistas e estudantes universitários, prevê a análise de temas como a literatura e arte contemporânea do pós-colonialismo, passando pela abordagem à coleção da África, América do Sul e Ásia do museu, acervo que constitui uma «ferramenta de prática e mediação social».

O curso decorre das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, tendo como formadora Genoveva Oliveira, doutorada em Historia de Arte/Museologia.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.