Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Nebraska

Woody e Kate Grant vivem a sua velhice em Billings, a maior cidade do estado de Montana. Kate é uma mulher lúcida e prática que procura otimizar o seu dia a dia com os recursos reais de que o casal dispõe, enquanto Woody varia entre uma visão desencantada da vida e a cedência megalómana a um futuro idealizado.

A idealização atinge o auge quando Woody decide participar num concurso publicitário que envolve um prémio no valor de um milhão de dólares, a reclamar em Lincoln, no Nebraska. Sem hesitação, Woody decide meter-se ao caminho, à revelia de Kate mas acompanhado pelo seu filho mais novo.

De Montana ao Nebraska, pai e filho encetam uma viagem de quase dois mil km, atravessando diferentes estados e contextos geográficos, ao mesmo tempo que trilham novos caminhos da sua própria relação.

Alexander Payne, por duas vezes premiado com o Óscar para melhor argumento adaptado com "Sideways" e "Os Descendentes", de que foi coautor, reincide na escolha do road movie adotado em "Sideways" e "As confissões de Schmidt" como metáfora para a exploração de viagens ao mundo interior e vinculativo de personagens masculinas.

FotogramaFoto: D.R.

Neste último, como agora em "Nebraska", a escolha recai num olhar perspicaz, terno e bem humorado sobre os encantos e os desencantos do outono da vida, com a grande diferença de que Schmidt, um rezingão idealista a braços com a sua recente viuvez, parte em busca de um vínculo afetivo com alguém que não chega a ganhar corpo no ecrã (Ndungu, o menino africano que apadrinha e com quem se corresponde ou a filha, que vive a milhas de si), enquanto o filme agora em estreia é um caminho melancólico feito a dois - um percurso de relação materializada entre pai e filho, onde ambos se redescobrem.

FotogramaFoto: D.R.

Relação feita de consonâncias e dissonâncias, de rudeza e de afetos, a viagem segue sob um argumento original bem gizado, a cargo de Bob Nelson, ilustrado num preto e branco que não apenas expõe contrastes mas se concentra na estrita essência visual, escusando tudo quanto seja acessório ao retrato daquela relação acompanhada com realismo e simpatia. E para o seu bom resultado, contribui a belíssima prestação de Bruce Dern, o protagonista.

FotogramaFoto: D.R.

À nomeação para a Palma de Ouro em Cannes no ano de 2013 e à consagração como melhor ator que aí foi devida a Bruce Dern, somam-se agora a candidatura aos Óscares em seis categorias: melhor filme, realização, argumento original, direção fotográfica, ator principal e atriz secundária – June Squibb, no papel de Kate.

Nebraska, 2013, 115', M/12

FotogramaFoto: D.R.

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia | Com SNPC/rjm
28.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz
D.R.

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página