Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Beja

Nova edição do festival de música sacra Terras sem Sombra promove ecologia e divulga produtos do Alentejo

A promoção de produtos alentejanos é uma das apostas da 9.ª edição do festival de música sacra Terras sem Sombra, organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja (DPHA).

A iniciativa vai ser apresentada à imprensa no dia 9 de abril, pelas 11h00, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (sala Amadeo de Souza-Cardoso), anuncia um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O encontro conta com as intervenções do diretor artístico, o italiano Paolo Pinamonti, antigo diretor do Teatro Nacional de São Carlos e que ocupa agora o mesmo cargo no Teatro de la Zarzuela, em Madrid, bem como de José António Falcão, que dirige o DPHA e é o principal responsável pela iniciativa.

Na sessão estarão presentes os membros do Conselho de Curadores do festival, presidido por Armando Sevinate Pinto, ex-ministro da Agricultura e atual consultor do presidente da República para a Agricultura e Mundo Rural.

A edição de 2013 do festival que decorre em igrejas e outros espaços localizados na diocese alentejana é dedicada à Polifonia, desde o Gótico à contemporaneidade, apostando numa programação nacional e internacional «de muito elevado nível artístico».

A agenda prevê também a realização de conferências, visitas guiadas e ações de salvaguarda da biodiversidade, evocando o Ano Internacional da Cooperação pela Água e o Ano Europeu dos Cidadãos, promovidos pela Unesco e União Europeia, respetivamente.

Reportagem referente à edição de 2012

«A promoção dos produtos regionais de excelência», como vinho, cortiça, mel, azeite, carne, peixe, café, pão, fruta, doçaria e artesanato, a par da valorização dos monumentos e tradições alentejanas constituem algumas das «motivações maiores desta nova etapa da vida do projeto», que além da vertente artística pretende dinamizar a economia local.

A infanta Pilar de Borbón, duquesa de Badajoz e irmã do rei espanhol, Juan Carlos, é a patrona do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2013, que vai entregar em julho numa sessão marcada para Comporta.

À semelhança dos anos anteriores o festival conta com o Alto Patrocínio dos presidentes da República e da União Europeia, respetivamente Cavaco Silva e Durão Barroso.

A Igreja Católica em Portugal, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, distinguiu em 2010 o DPHA com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes pelo trabalho desenvolvido na preservação do património artístico e cultural da diocese de Beja.

Reportagem referente à edição de 2012  

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Concerto na basílica de Castro Verde
Foto: Festival Terras sem Sombra

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.