Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Nova encíclica será assinada por papa Francisco e papa emérito Bento XVI, dizem media italianos

A encíclica sobre a fé que Bento XVI começou a trabalhar nos meses anteriores à sua renúncia vai ser publicada com a contribuição do papa Francisco, revelou o próprio esta manhã aos membros do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

«Agora deve sair uma encíclica sobre a fé», disse Francisco, que, segundo o site Vatican Insider e a agência italiana Ansa, falou sobre este assunto sem olhar para o discurso que leu no encontro.

Será «uma encíclica a quatro mãos»: «Começou-a o papa Bento, entregou-ma, é um documento forte», e escreverei «que recebi este grande trabalho que ele fez e que eu o levei por diante».

Francisco terá afirmou que o novo texto é fruto de um trabalho conjunto e que tem a intenção de reconhecer, preto no branco, que a encíclica tem o contributo do seu predecessor.

Pouco tempo após a eleição de Bento XVI, em 2005, o papa alemão recorreu na sua primeira encíclica, “Deus caritas est”, a conteúdos incluídos num esboço já preparado por João Paulo II.

O assunto mais importante da audiência desta quinta-feira foi o da colegialidade, adianta a mesma fonte, questão que deverá ser desenvolvida de futuro, no sentido do seu reforço, com os oito cardeais encarregados de aconselhar o papa na reforma da Cúria.

Encontrar «um caminho de coordenação entre a sinodalidade e o bispo de Roma» constitui um dos desafios a enfrentar.

O casamento é outra das questões que Francisco pretende abordar: «Hoje muitos católicos não se desposam, convivem, o matrimónio é provisório: é um problema sério», sublinhou.

O papa acrescentou que na reunião de outubro com os oito cardeais conselheiros está prevista a pergunta: «A quem devemos confiar um estudo sobre a pastoral familiar em geral? Ao Sínodo? A um Sínodo especial ou ordinário?».

 

Vatican Insider, ANSA
Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoBento XVI e Francisco

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página