Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Novo cardeal português recebe voto de louvor da Câmara de Guimarães e marca presença na abertura da Capital Europeia da Cultura

A autarquia vimaranense aprovou um voto de louvor pela criação do novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, que é uma das mil personalidades convidadas para a abertura de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Segundo o site Guimarães Digital, o executivo municipal aprovou hoje por unanimidade o louvor ao prelado nascido em Prazins Santa Eufémia, Guimarães, que a 18 de fevereiro vai ser criado cardeal pelo papa Bento XVI.

O terceiro purpurado português, de 73 anos, é uma das mil personalidades convidadas para a abertura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, juntamente com o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, revelou hoje a Agência Ecclesia.

D. Jorge Ortiga confirmou recentemente que Guimarães vai receber no final do ano um encontro do "Pátio dos Gentios", estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, depois de a hipótese ter sido colocada pelo próprio em junho de 2011.

O arcebispo referiu também que vão ser apresentados brevemente «guias com diversos itinerários do património artístico da região».

A sessão de abertura da Capital Europeia da Cultura, que decorre este sábado às 18h00 no Pavilhão Multiusos de Guimarães, vai contar com a presença do presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.01.12

Foto
D. Manuel Monteiro de Castro

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.