Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Nos momentos obscuros: oração, paciência e esperança», sublinha papa, que sugere leitura para o fim de semana

«Nos momentos obscuros: oração, paciência e esperança», sublinha papa, que sugere leitura para o fim de semana

Imagem weyo/Bigstock.com

Um romance de cariz sapiencial foi a proposta de leitura que o papa apresentou hoje, no Vaticano, para este sábado e domingo, depois de ter sublinhado que a confiança em Deus é essencial para ultrapassar as fases difíceis da vida.

«Nos momentos de tristeza, pouca ou muita, nos momentos obscuros: oração, paciência e esperança. Não esquecer isto», frisou Francisco na missa a que presidiu, noticia a Rádio Vaticano.

O texto recomendado pelo papa é o mesmo de onde foi extraída a primeira leitura bíblica proclamada nas missas desta sexta-feira, que narra a história de Tobite, Sara, mulher de seu filho Tobias, e das respetivas famílias.

Os 14 capítulos do livro de Tobias (ou Tobite, que quer dizer “Deus é bom” ou “o meu bem está em Deus”), do Antigo Testamento, manifestam a fé firme dos seus protagonistas e a sua fidelidade à vontade de Deus.

Aceite no cânone católico mas ausente do protestante e judaico, a obra, reveladora de várias orações e práticas da piedade, pretende mostrar que o homem justo deve suportar com paciência as dificuldades, na certeza de que Deus o libertará.

Tanto Tobias como Sara «são pacientes com a própria dor», e após a provação Deus «faz-se próximo deles e salva-os»: «Há momentos belos, autênticos», não «aqueles momentos com beleza maquilhada, em que tudo é artificial, um fogo de artífício, mas não existe a beleza da alma», observou Francisco.

«E o que fazem ambos nos momentos belos? Agradecem a Deus, alargam o coração na oração de louvor», acrescentou.

A concluir, o papa afirmou: «Enquanto nós, neste fim de semana, lemos este livro, peçamos a graça de saber discernir o que acontece nos momentos obscuros da nossa vida e como andar em frente, e o que acontece nos momentos belos, e não nos deixarmos enganar pela vaidade».



 

SNPC
Fonte: Rádio Vaticano
Publicado em 09.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos