Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O "duplo Natal" do papa Francisco, batizado a 25 de dezembro

O dia de Natal é duplamente significativo para o papa Francisco, já que Jorge Mario Bergoglio foi batizado a 25 de dezembro de 1936, uma semana após o nascimento.

Bergoglio nasceu no bairro Flores, de Buenos Aires, às 17h10 de 17 de dezembro de 1936. A celebração do Batismo decorreu não longe do local do nascimento, na basílica Maria Auxiliadora e S. Carlos Borromeu, no bairro Almagro.

Foi precisamente nesta basílica em que, no ano anterior, também no fim de dezembro, casaram Mario Giuseppe Francesco Bergoglio e Regina Maria Sivori, pais do papa Francisco.

Quem conta estes detalhes é um jornalista da capital argentina, Daniel Vargas, descendente de italianos da região de Piemonte, consultor do centro de investigação histórica do bairro, autor da pesquisa sobre o batismo e sobre a basílica Maria Auxiliadora, que a 13 de outubro de 1934 foi visitada pelo cardeal Eugenio Pacelli, futuro papa Pio XII.

O texto foi entregue a Francisco, que há dias telefonou a Vargas para lhe dar os parabéns pelo trabalho e acrescentar novos detalhes, oportunidade que foi aproveitada pelo jornalista para lhe colocar algumas perguntas.

O estudo faz referência a um personagem importante na vida da família do papa: o padre salesiano Enrico Pozzoli, nascido em 1880 na Itália, e que em 1903 chegou à Argentina.

Pouco depois da sua chegada ao país, o pai de Francisco escolheu-o como confessor e uniu-se a um grupo de jovens que colaboravam com a sua missão pastoral. Entre estes estavam os irmãos Sivori, que tinham uma irmã menor: Regina Maria, futura mãe de Jorge Mario.

Quatro dos cinco filhos de Mario e Regina forma batizados na basílica, diz Vargas, assinalando que o papa, no fim do telefonema, lhe sugeriu que investigasse a educação recebida em Buenos Aires: «Não esquecer que tive bons formadores».

Foto

Pais do Papa Francisco no dia do seu casamento

 

In Vatican Insider
© SNPC | 22.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoFamília do padre
Jorge Mario Bergoglio

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página