Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Imprensa

"O Meu Papa": «Primeiro semanário no mundo» dedicado a Francisco sai no início da Quaresma

A editora Mondadori vai lançar em Itália o semanário "Il Mio Papa" ("O Meu Papa"), o «primeiro semanário no mundo» integralmente dedicado a Francisco, com o número de estreia nas bancas a 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma.

«A ideia de um jornal pensado para contar e partilhar os atos e as palavras de Francisco nasceu ao observar como a sua eleição provocou um renovado interesse em temas éticos, religiosos e morais», afirma o diretor do semanário, citado no site da editora.

Para Aldo Vitali, o papa Bergoglio é uma figura que «graças à sua empatia, juntamente com o poder, a coragem e a simplicidade da sua mensagem, conquistou todos, fiéis e não crentes».

"O Meu Papa", que sai às quartas-feiras, ao preço de 0,50 €, tem um formato popular, com um grafismo de fácil leitura, cores e fotografias de grande impacto emotivo.

O periódico noticiará a semana do papa, incluindo encontros, frases, compromissos e audiências, em particular o Angelus, ao domingo, e a audiência geral das quartas-feiras, ao mesmo tempo que pretende dar atenção particular às mensagens de mudança que têm caracterizado este pontificado.

A linha editorial compreende artigos dedicados a pessoas e factos inspirados em Francisco e nas suas palavras, bem como curiosidades e imagens que sublinham a simplicidade do papa nos pequenos gestos do dia a dia.

A publicação visa também ser um ponto de encontro para os leitores, que podem enviar cartas, poemas e outros contributos, embora não queira ser «um jornal religioso»: «Procuraremos falar a todos e com todos, incluindo não crentes», frisa o diretor, citado pelo site Vatican Insider.

Cada edição terá espaço para uma organização não lucrativa de utilidade social, com o propósito de realçar o seu trabalho e contribuir para a recolha de donativos, estando também previstas rubricas sobre os santos da semana, uma agenda com os programas televisivos sobre fé e cartoons sobre o papa originários de vários pontos do mundo.

Com o semanário, os leitores terão também acesso a um poster duplo de Francisco com a frase mais significativa da semana, no entender dos editores, e a história ilustrada da sua vida, assinada por Tiziana Lupi, publicada como destacável.

O número de estreia assinalará o primeiro ano do papa Francisco, que se completa a 13 de março, motivo que será revisitado na edição seguinte com a distribuição de um dvd, em suplemento.

«Tende a coragem de ser felizes» é a frase de Francisco que se destaca no primeiro número, que também tem como títulos: «Uma semana ao seu lado: as palavras mais belas, as fotos mais emocionantes», «O primeiro ano com ele», «Entramos na casa onde vive».

A tiragem do primeiro mês será de 3 milhões de exemplares. Em breve será possível seguir o semanário no site www.miopapa.it, no Facebook e no Twitter.

Capa

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 03.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página