Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O novo papamóvel de Francisco

No último sábado o papa Francisco viu a oportunidade perfeita para voltar a pegar no volante e dar um passeio, depois de ter recebido de presente um Renault 4 com quase três décadas e 300 mil km.

O carro, de um modelo idêntico a que Francisco conduziu na Argentina, foi oferecido ao papa pelo padre Renzo Zocca, um pároco italiano de 69 anos.

«O pessoal de segurança estava muito preocupado porque perceberam que a partir de agora ele andaria pelo Vaticano no meu carro», disse o sacerdote ao semanário “Famiglia Cristiana”. «Deixei algumas correntes de neve na mala. Nunca se sabe», referiu.

Zocca chegou ao Vaticano com o seu amado carro num reboque, juntamente com cerca de uma centena de peregrinos da paróquia de Santa Lucia di Pescantina, em Verona, no norte da Itália.

O automóvel branco de quatro portas, fabricado em 1984, com 800 cc. e 30 cavalos, alavanca de velocidades a sair do painel de instrumentos, foi controlado e preparado por um mecânico, que acompanhou Zocca ao Vaticano.

Foto Papa Francisco com o padre Zocca (segundo da direita). Foto: L'Osservatore Romano/AP Photo

O padre escreveu ao papa no início do verão, dizendo que queria encontrar-se com ele para lhe relatar o trabalho realizado nos bairros operários de Verona durante os últimos 25 anos, e que queria dar a Francisco o seu antigo carro, que o levou a visitar os pobres e os necessitados.

No início de agosto o pároco recebeu um telefonema do papa; falaram durante meia hora. Zocca disse que o papa não estava seguro quanto a aceitar o automóvel, tendo sugerido que seria melhor dá-lo aos pobres. No entanto o sacerdote afirmou que a viatura já tinha dado muito aos pobres, pelo que queria dá-la a Francisco como "testemunha" do trabalho que tinha feito nela.

Foto

Depois de o papa se ter assegurado de que o padre tinha outro carro, escolheu o dia para a entrega.

Zocca levou o automóvel para a frente da residência pontifícia e Francisco abraçou-o. «Vamos lá», disse o papa quando Zocca lhe relatou que metade das pessoas que o tinham acompanhado haviam ficado retidas fora dos portões do Vaticano, por motivos de segurança. Zocca conduziu, com o papa no banco do pendura, enquanto que o mecânico e o assistente do sacerdote se sentaram banco traseiro.

«Vá mais devagar, estamos no Vaticano», pediu o mecânico, embora não fossem a mais de 30 km/h.

Foto

«Não consigo descrever o quanto os meus paroquianos estavam emocionados quando viram o Renault 4 chegar e o papa sair dele», disse Zocca. Depois de todos terem sido cumprimentados, o padre entregou as chaves do carro ao novo dono, que depressa se estreou ao volante do seu novo papamóvel nas ruas do Vaticano.

Desde o início do pontificado que Francisco tem optado por se fazer transportar em automóveis de gama média, renunciando aos topos de gama da Santa Sé.

 

Phoebe Natanson 
In ABC News
12.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página