Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Brasil

"O papa sorriu": Museu de Arte Sacra expõe caricaturas de Francisco

O Museu de Arte Sacra de S. Paulo, no Brasil, inaugura este sábado a exposição "O papa sorriu", que conta com 38 caricaturas realizadas por igual número de desenhadores brasileiros e estrangeiros.

«A exposição faz uma homenagem ao Papa Francisco, que completa um ano de papado mostrando simplicidade e bom humor no trato com todas as pessoas, facto evidenciado na ocasião de sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013», refere a página do museu.

«Impressionados com os sorrisos e abraços distribuídos pelo Papa, especialmente com os jovens, um grupo de cartoonistas reuniu diversas obras que retratam o Pontífice e sua simpatia», acrescenta a nota.

As caricaturas, expostas até 30 de abril, foram publicadas em livro que tem o mesmo nome da exposição, entregue pessoalmente ao papa pelo arcebispo de S. Paulo, D. Odilo Scherer, no início de 2014.

ImagemAmarildo

«É a primeira vez que caricaturas entram num museu de arte sacra», realçou o presidente da Associação dos Cartoonistas do Brasil, José Alberto Lovetro.

«O papa Francisco está fazendo com que a Igreja se aproxime de um de seus maiores críticos, o cartoonista. E ele faz isso com bom humor. Nós temos um papa bem-humorado e esse é seu diferencial», apontou Seri, um dos participantes na mostra, em declarações publicadas no site "Diário do Grande ABC".

ImagemMonica Fuchshuber

O diretor executivo do Museu de Arte Sacra assinala que «a caricatura constitui uma das mais aguçadas formas de expressão»: «Nada parece escapar aos olhos do caricaturista, cujo poder de síntese revela um invejável conhecimento sobre a realidade e sobre o ser humano».

ImagemJAL

 

ImagemWilliam Medeiros

 

ImagemTurcios

 

ImagemAlan Soto Maior

 

ImagemUlisses

 

ImagemBaptistão

 

ImagemElihu

 

FotoPapa Francisco e cardeal D. Odilo Scherer com o livro da exposição "O papa sorriu"

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página